Avaliação de soluções fluoretadas comerciais na redução da perda mineral em esmalte bovino, utilizando modelo de ciclagem de pH

Autores

  • Maira de Souza Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Juliana Maria Souza de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Juliana Vianna Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Augusta Bessa Rebelo Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Microdureza, flúor, ciclagem de pH

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo in vitro foi analisar a concentração de flúor em diferentes soluções fluoretadas para bochechos e sua capacidade de interferir no processo de cárie. Metodologia: A análise da concentração de flúor nas soluções para bochecho foi realizada com eletrodo específico para íon flúor acoplado a um analisador de íons Orion. Blocos de esmalte de dentes incisivos bovinos com a microdureza superficial conhecida foram submetidos à ciclagem de pH e uso de soluções fluoretadas, sendo, posteriormente, avaliados por uma nova análise de microdureza e também pela incorporação de flúor. Resultados: As concentrações de flúor (ppm) encontradas nas soluções SANiFill®, Colgate® Plax®, Oral B®, Sorriso® e Cepacol® (não fluoretada) foram, respectivamente: 245,94; 247,61; 251,50; 258,01 e 38,44. A menor perda de porcentagem de dureza superficial foi observada com o uso da solução fluoretada Sorriso® (29,7%±14,4), seguida por Colgate® Plax® (33%±14,1) e Oral B® (43%±18,3). Todas as soluções fluoretadas analisadas mostraram capacidade de incorporar flúor no esmalte dental. Conclusão: Os dados sugerem que as soluções fluoretadas foram capazes de interferir nos fenômenos de desmineralização e remineralização, promover incorporação de flúor e, conseqüentemente, diminuir a perda de dureza no esmalte dental.

Biografia do Autor

Maira de Souza Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de grdaução da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas

Juliana Maria Souza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de grdaução da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas

Juliana Vianna Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Professora Assistente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas, área Estomatologia

Maria Augusta Bessa Rebelo, Universidade Federal do Amazonas

Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas. àrea de atuação: Cariologia; Epidemiologia.

Downloads

Publicado

2010-06-11

Edição

Seção

Artigo Original