A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Education in Dentistry, PBL methodology, human resources in healthcare, problem based learningResumo
A sociedade contemporânea tem imposto desafios aos setores da saúde e da educação, traduzidos na exigência de reformulações nos aparelhos formadores de recursos humanos. Para o cumprimento destas recomendações, sugere-se a metodologia Problem-based learning – PBL. Com base na observação in loco da aplicação do método na Adelaide University – Dental School e na revisão da literatura pertinente, este documento disponibiliza reflexões para reestruturação dos currículos dos Cursos de Odontologia para a implantação da metodologia PBL, sugerindo um currículo flexível, organizado em blocos temáticos, orientado para a solução de problemas, com integração de conteúdos básicos e clínicos, com equilíbrio teoria-prática, dinâmico, que atenda às mudanças no perfil epidemiológico da população. Com isso, espera-se que as universidades promovam a formação de profissionais competentes e compromissados com a qualidade de vida da população, com um traço de humanismo impresso em seu currículo. Palavras-chave: Educação em Odontologia; metodologia PBL; recursos humanos em saúde; aprendizagem baseada em problemasDownloads
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