Dental age estimation in brazilian older adults: report of two cases
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6523.2017.3.27530Palavras-chave:
determinação da idade pelos dentes, radiografia, dente, polpa dentária.Resumo
*Estimativa da idade pelos dentes em idosos brasileiros: relato de dois casos*
OBJETIVO: relatar dois casos de estimativa de idade com o uso do método de Kvaal et al. (1995).
DESCRIÇÃO DO CASO: duas pessoas do sexo masculino, aparentemente idosas e sem documentos de identificação, foram submetidos a exames junto ao Ministério Público visando à estimativa da idade cronológica. Esta metodologia propõe uma fórmula específica para os elementos dentários presentes com uma margem de erro de 11,5 anos. Após essa etapa foram realizados novos registros civis o que possibilitou aos idosos o gozo de alguns benefícios sociais
CONCLUSÃO: A estimativa da idade em indivíduos vivos representa um desafio com significativa importância nos âmbitos civil e penal, e a técnica de Kvaal foi passível de aplicação em idosos brasileiros.
Referências
Santoro V, De Donno A, Marrone M, Campobasso CP, Introna F. Forensic
age estimation of living individuals: a retrospective analysis. Forensic Sci Int. 2009; 193(1-3):129.e1-4. https://doi.org/10.1016/j.forsciint.2009.09.014
Cunha E, Baccino E, Martrille L, Ramsthaler F, Prieto J, Schuliar Y, Lynnerup N, Cattaneo C. The problem of aging human remains and living individuals: a review. Forensic Sci Int. 2009;193(1-3):1-13. https://doi:10.1016/j.forsciint.2009.09.008
Kvaal SI, Kolltveit KM, Thomsen IO, Solheim T. Age estimation of adults from dental radiographs. Forensic Sci Int. 1995;74(3):175-85.
Azevedo AC, Alves NZ, Michel-Crosato E, Rocha M, Cameriere R, Biazevic
MG. Dental age estimation in a Brazilian adult population using Cameriere's method. Braz Oral Res. 2015;29(1):1-9. https://doi:10.1590/1807-3107BOR-2015.vol29.0016
Liversidge HM, Marsden PH. Estimating age and the likelihood of having attained 18 years of age using mandibular third molars. Br Dent J. 2010;
(8):E13. https://doi: 10.1038/sj.bdj.2010.976
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.