Estudo da capacitação dos acadêmicos de odontologia de uma instituição pública do Espírito Santo frente a urgências/emergências médicas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6523.2017.1.26332Palavras-chave:
Odontologia, Assistência Ambulatorial, EmergênciasResumo
OBJETIVO: Este estudo visou avaliar o nível de conhecimento e a segurança dos acadêmicos de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior do Espírito Santo, que estão em fase de atendimentos clínicos, quanto às situações emergenciais.
MÉTODOS: Este é um estudo transversal descritivo em que foram aplicados questionários com 12 questões objetivas, para avaliação do nível de conhecimento e segurança, e uma discursiva para a descrição de experiências já vivenciadas e as condutas adotadas.
RESULTADOS: Os resultados apontaram que quase todos os acadêmicos realizam a avaliação prévia do paciente, tais como anamnese (99,28%) e aferição de pressão arterial (94,28%), etapas importantíssimas para evitar que emergências ocorram. Dos participantes, 50,71% afirmaram se sentir seguros para atender pacientes comprometidos sistemicamente, 69,28% não se julgam capazes de diagnosticar uma urgência/emergência durante o atendimento e 88,57% não se sentem aptos para uma intervenção, caso ocorra. Apenas 20% dos respondentes já vivenciaram algum episódio emergencial.
CONCLUSÃO: É nítida a necessidade de uma melhor preparação, bem como de uma educação continuada em urgências/emergências médicas para acadêmicos de Odontologia, a fim de que haja maiores conhecimentos e segurança para uma correta intervenção, seja na graduação, seja na vida profissional futura.
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