Influência de restaurações temporárias contendo eugenol na microinfiltração de sistemas adesivos convencional e autocondicionante
Palavras-chave:
Zinc oxide-eugenol cement, dentin-bonding agents, leakage, adhesive restorationResumo
Objetivo: Este estudo in vitro avaliou a influência de um cimento restaurador temporário à base de óxido de zinco-eugenol (CT-OZE) no selamento marginal de restaurações diretas, utilizando dois sistemas adesivos. Metodologia: Cavidades classe V foram preparadas em 20 incisivos bovinos e restauradas com dois cimentos temporários, CT-OZE (IRM®) ou cimento livre de eugenol (Cavit®) (n=10/cimento temporário). Após sete dias, cinco dentes de cada grupo de cimento temporário foram restaurados utilizando o sistema Single Bond® (SB) e os demais cinco com o sistema Adper Prompt® (AP). As cavidades foram restauradas com resina composta (Filtek Z-250), termocicladas (500 ciclos), imersas em fucsina básica e longitudinalmente seccionadas. A penetração do corante foi avaliada em microscópio ótico. Os dados foram analisados por teste de Kruskal-Wallis (P = 0,05). Resultados: A infiltração em dentina foi similar à do esmalte. Em esmalte, o grupo com Cavit® e AP apresentou infiltração significativamente maior. Em dentina, AP exibiu maior infiltração que SB, e não houve diferença entre CT-OZE e Cavit®. Conclusão: Em geral, SB produziu melhor selamento marginal que AP, e CT-OZE não aumentou a penetração de corante. A presença de eugenol no material restaurador temporário não afetou o selamento marginal de restaurações adesivas. Palavras-chave: Cimento de óxido de zinco e eugenol; adesivos dentinários; infiltração dentária; restauração adesivaDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.