Complicações cirúrgicas e protéticas em implantodontia
Palavras-chave:
implantology, complications with osseointegrated implantsResumo
Os implantes osseointegrados e as próteses implanto-suportadas têm sido utilizados na substituição de dentes perdidos. Com a descoberta da Osseointegração o índice de sucesso em Implantodontia aumentou acarretando no desenvolvimento de vários sistemas e marcas de implantes. Entretanto, toda essa evolução na Implantodontia, não permitiu aos Cirurgiões Dentistas que eximisse o tratamento de complicações cirúrgicas e protéticas. Com o intuito de confirmar o alto número de complicações que ocorrem durante o tratamento com implantes, assim como o surgimento de constrangimentos entre profissionais e pacientes e o descuido de informar o paciente da ocorrência das complicações, foi realizado esse estudo. Os resultados informaram que 100% dos entrevistados já tiveram alguma complicação durante o tratamento e de 1810 complicações citadas pela amostra as complicações cirúrgicas que mais ocorreram foram edema e equimose (898). De acordo com o resultado somente 42% da amostra utilizavam documento escrito informando ao paciente que poderiam ocorrer complicações. Observou-se que 59 dentistas já tiveram algum constrangimento com o paciente e 13 (22,03%) destes dentistas tiveram constrangimento relacionado a ocorrência das complicações cirúrgicas e protéticas. Ressalta-se a necessidade de informar aos pacientes antes da realização do tratamento da ocorrência das complicações e solucioná-las quando ocorram evitando assim as lides judiciais. UNITERMOS: implantodontia; complicações em implantes osseointegrados; Odontologia Legal.Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.