Infiltração marginal em restaurações de resina composta com diferentes materiais adesivos intermediários
Palavras-chave:
dental leakage, composite resins, glass ionomer cementsResumo
Este estudo avaliou a capacidade de selamento de restaurações de resina composta com diferentes materiais adesivos intermediários. Cavidades Classe V padronizadas, com margens em esmalte e dentina/cemento, foram confeccionadas em incisivos bovinos. A resina de alto escoamento Fill Magic (Vigodent) e o cimento ionomérico Vitremer (3M ESPE) foram empregados como intermediários de restaurações com os compósitos Charisma e Solitaire (Heraeus Kulzer), formando 6 grupos (n = 14): [C1] – compósito microhíbrido Charisma; [C2] – Fill Magic + Charisma; [C3] – Vitremer + Charisma; [S1] – compósito condensável Solitaire; [S2] – Fill magic + Solitaire; [S3] – Vitremer + Solitaire. Após acabamento e polimento, as amostras foram armazenadas em solução fisiológica a 37ºC, por 30 dias, e então imersas em solução de fucsina básica a 0,5% por 24h. Os dentes foram longitudinalmente seccionados e a penetração do corante avaliada sob magnificância (40×), por dois examinadores, com escores padronizados. Os dados foram submetidos ao teste estatístico não-paramétrico de Kruskal-Wallis. Nas margens em esmalte, diferenças significativas foram verificadas apenas para a associação de intermediários à resina Solitaire, com os grupos S2 (p < 0,05) e S3 (p < 0,001) apresentando escores de infiltração significativamente maiores em relação aos demais. As margens em dentina/cemento apresentaram maior penetração em relação às margens em esmalte (p < 0,001). Apenas a associação do Vitremer às duas resinas melhorou o selamento deste substrato, com os grupos C3 (p < 0,001) e S3 (p < 0,05) apresentando os menores escores de infiltração.UNITERMOS: infiltração dentária; resinas compostas; cimentos de ionômero de vidro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.