Atuação da luz halógena e do LED (light emitting diode) na resistência de união de “brackets” colados no esmalte dentário humano
Palavras-chave:
bracket bonding, human tooth enamel, LED, halogenous lightResumo
A resina composta é um dos materiais mais utilizados para a colagem ortodôntica, sendo que, a sua polimerização ocorre através da energia luminosa. A luz halógena é a fonte luminosa mais utilizada, pois apresenta baixo custo e fácil manutenção. Entretanto, o tempo necessário para a polimerização dos materiais é longo e a vida útil dos aparelhos fotopolimerizadores é relativamente curta. A fotoativação através do LED (ligth emitting diode) vem ganhando espaço, pois apresenta um tempo curto para a polimerização dos materiais e uma vida útil longa. Esse estudo teve por objetivo, determinar, in vitro, a influência da luz halógena e do LED na resistência de união de “brackets” colados ao esmalte de dentes humanos. Como material de colagem foi utilizado a resina ortodôntica Transbond XT (3M-Unitek – Br). Foram selecionados 20 prémolares, os quais foram preparados para colagem através de profilaxia e condicionamento do esmalte com ácido ortofosfórico à 37%. Então, os corpos-de-prova foram divididos em 2 grupos de acordo com a fonte luminosa utilizada para polimerização: Grupo I – fotoativação pela luz halógena por 40 segundos; Grupo II – fotoativação pelo LED por 15 segundos. Após 24 horas, os 2 grupos foram submetidos ao teste de cisalhamento com velocidade de 1 mm por minuto até a descolagem do “bracket”. Os resultados obtidos através do t Student demostraram que não houve diferença estatística na resistência de união entre o Grupo I (14,96MPa ± 5,70) e o Grupo II (13,08MPa ± 4,33). Concluiu-se que, tanto a luz halógena quanto o LED propiciam força adequada para a colagem ortodôntica.UNITERMOS: colagem de “brackets”; esmalte humano; LED; luz halógena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.