Efetividade da utilização de enxertos ósseos desmineralizados liofilizados no tratamento de defeitos intraósseos – uma revisão sistemática

Autores

  • GB Parthasarathy saveetha dental college no 162 PH road chennai
  • ND Jayakumar
  • M Sankari
  • SS Varghese
  • G Karthikayan
  • S Panda

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6523.2015.4.18783

Palavras-chave:

Enxertos ósseos desmineralizados liofilizados, Periodontite crônica, Defeitos intraósseos, Regeneração tecidual guiada, Antibióticos, Agentes imunossupressores, Plasma rico em plaquetas, Derivados da matriz óssea

Resumo

Objetivo: Avaliar de forma sistemática o efeito da utilização de enxertos ósseos desmineralizados liofilizados, com adjuvante, no tratamento de defeitos intraósseos, com desfechos clínicos e radiográficos.

Métodos: Foi realizada uma busca por ensaios controlados e randomizados em casos de periodontite crônica para avaliar os efeitos da utilização de enxertos ósseos desmineralizados liofilizados como adjuntos no tratamento de defeitos ósseos. Para tal, foram utilizadas as bases de dados PUBMED e COCHRANE. O ganho nos níveis de inserção clínica foi considerado como a variável primária no desfecho, enquanto a redução da profundidade de sondagem e a qualidade óssea ao exame radiográfico foram definidas como variáveis secundárias.

Resultados: De todos os artigos avaliados, sete ensaios clínicos controlados alcançaram os critérios de elegibilidade, apresentando dados clínicos e radiológicos acerca da efetividade dos enxertos ósseos desmineralizados liofilizados, utilizados como adjuvantes no tratamento de defeitos intraósseos. Dentre os sete estudos selecionados, três ensaios clínicos mostraram resultados significativos, enquanto quatro estudos não mostraram dados significantes. A partir desta revisão sistemática, é possível concluir que o tratamento com plasma rico em plaquetas, associado com enxerto de osso desmineralizado liofilizado apresenta resultados favoráveis, com a redução da profundidade de sondagem, além de ganho nos níveis de inserção clínica. Por outro lado, a combinação de ciclosporina A, com enxerto ósseo desmineralizado liofilizado, resultou em melhora significativa da qualidade óssea ao exame radiográfico. A avaliação da combinação de derivados da matriz do esmalte, com enxerto ósseo desmineralizado liofilizado, revelou melhora do reparo de tecidos moles e duros, de acordo com avaliação ao longo de 12 meses.

Conclusão: Apesar dos efeitos promissores da combinação de enxertos ósseos desmineralizados liofilizados com plasma rico em plaquetas, ciclosporina A ou derivados da matriz do esmalte, estudos adicionais em longo prazo ainda são necessários para confirmar a efetividade da utilização de enxertos ósseos desmineralizados liofilizados para o tratamento de defeitos intraósseos.

Biografia do Autor

GB Parthasarathy, saveetha dental college no 162 PH road chennai

Dept. of Periodontics , Postgraduate student

Downloads

Publicado

2016-03-21

Edição

Seção

Revisão de Literatura