Erros na elaboração de atestados e receitas por alunos de odontologia

Autores

  • Marcio Antonio Rodrigues Araujo Universidade Federal do Maranhão
  • José Ribamar Alves Arruda
  • Larize Karine Duarte Silva
  • Rejane Cristine de Sousa Queiroz Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6523.2015.4.16484

Palavras-chave:

Receitas, Atestados, Normas éticas e legais, Erros

Resumo

Objetivo: Analisar o preenchimento dos atestados e receitas de acordo com as normas éticas e legais dos acadêmicos do último ano do curso de Odontologia de uma universidade em São Luís, Maranhão.

Metodologia: Foram analisados 351 prontuários odontológicos correspondentes aos pacientes atendidos por alunos do último ano do curso de Odontologia. Foi utilizado um formulário para a coleta dos dados pertinentes aos itens a serem analisados nas receitas e atestados.

Resultados: Foram encontrados 100 receitas e 18 atestados em cerca de 33,6% dos prontuários analisados. Nos atestados, os erros mais encontrados foram: ausências da assinatura do paciente (88,89%), do carimbo do profissional (33,33%), da assinatura do profissional (22,22%) e da via carbonada (22,22%). Nas receitas, os erros mais encontrados foram: ausências da assinatura do paciente (88%), do endereço do paciente (87%), do carimbo do profissional (66%), e uso de via não carbonada (36%). 

Conclusão: Diante das falhas observadas pode-se destacar a importância do professor em acompanhar e orientar a elaboração desses documentos para que o aluno possa se tornar consciente que essa atividade também está inserida no bom exercício da odontologia, e sobre os aspectos éticos e legais relacionados à prática da odontologia e ao respeito ao paciente. 

Downloads

Publicado

2015-11-14

Edição

Seção

Artigo Original