Indicadores socioeconômicos e a oferta de serviços na atenção básica em saúde bucal em municípios do Estado de Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6523.2015.3.12933Palavras-chave:
Indicadores sociais, Serviços de saúde, Saúde bucalResumo
Objetivo: O presente estudo ecológico transversal visou relacionar indicadores socioeconômicos dos municípios goianos, com a oferta de serviços odontológicos.Métodos: Os dados foram obtidos no Atlas de Desenvolvimento Humano, Conselho Federal de Odontologia e Sistema de Informação da Atenção Básica, sendo utilizados os seguintes indicadores socieoeconômicos (ISE): Índice de Gini, IDH, renda per-capita e taxa de analfabetismo. Foi realizada análise de agrupamento (K-Means cluster) para segmentação dos municípios a partir desse conjunto de ISE e os grupos de municípios foram comparados em relação ao número de habitantes por cirurgião dentista, cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e equipes de saúde bucal (ESB), além do repasse do PAB Variável para saúde bucal por habitante.
Resultados: Foram formados três subgrupos definidos por estratos dos ISE: altos (n=21), intermediários (n=109) e baixos (n=112). Foi observado menor repasse para saúde bucal por habitante e cobertura pela ESF e ESB nos municípios com melhores ISE, enquanto a relação habitante/cirurgião-dentista foi maior nos municípios com piores ISE (p<0,001).
Conclusão: A cobertura ESF e ESB maior nos municípios com piores ISE evidencia que o princípio da equidade do SUS está sendo contemplado. No entanto, a proporção de habitantes por cirurgião-dentista menor nos municípios com melhores ISE obedece à lógica do mercado.
Referências
Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Rev. Saúde Coletiva 2007;17:77-93.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. As Causas Sociais das Iniqüidades em Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
Marmot M. Social determinants of health inequalities. Lancet. 2005; 365:1099-104.
Barros AJD, Bertoldi AD. Desigualdades na utilização e no acesso a serviços odontológicos: uma avaliação em nível nacional. Ciênc Saúde Coletiva 2002;7:709-17.
Fernandes LS, Peres MA. Associação entre atenção básica em saúde bucal e indicadores socioeconômicos municipais. Rev. Saúde Pública 2005;39:930-36.
Viana AL, Fausto MCR, Lima LD. Política de Saúde e Equidade. São Paulo em Perspectiva 2003;17:58-68.
Brasil. Ministério da Saúde/DATASUS – Departamento de Informática do SUS. Cadernos de Informação 2009. Cadernos do Estado de Goiás. Disponível em: http://tanmet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/GO/GO_ Goias_GeralUF.xls (acesso em 22/07/2009).
Goiás. Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de políticas de Atenção Integrada à Saúde. Gerência e Gestão da Atenção Básica. Área Técnica de Saúde Bucal. Política Estadual de Saúde Bucal do Estado de Goiás. Goiânia, 2008.
Brasil, Ministério da Saúde. Portaria nº 698/GM de 30 de março de 2006. http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM-698.htm (acesso em 21/02/2011).
Hair JF, Anderson R E, Tatham R L, Black W C. Multivariate data analysis. 6th edition. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ, 2006.
Braveman PA, Egerter SA, Mockenhaupt RE. Broadening the focus: the need to address the social determinants of health. Am J Prev Med.
;40:S4-18.
Junqueira SR, Araújo ME, Antunes JLF, Narvai PC. Indicadores socioeconômicos e recursos odontológicos em Municípios do Estado de São Paulo, Brasil, no final do século XX. Epidemiol. Serv. Saúde 2006;15:41-53.
PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. IPEA, Instituto de Pesquisa Aplicada. Fundação João Pinheiro. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Brasília: PNUD; 2000.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica. n.23. Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Rio de Janeiro, 2008
PNUD. Relatório do Desenvolvimento Humano 2004: Liberdade Cultural num Mundo Diversificado. Disponível em: http://hdr.undp.org/en/media/ hdr04_po_frontmatter.pdf (acesso em 15 fev, 2011).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da família no Brasil : uma análise de indicadores selecionados: 1998-2005/2006. Brasília : Ministério da Saúde, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Acesso e Utilização de Serviços de Saúde, 2003. Rio de Janeiro, 2005.
Marmot M, Friel S, Bell R, Houweling TA, Taylor S; Commission on Social Determinants of Health. Closing the gap in a generation: health equity through action on the social determinants of health. Lancet. 2008;372:1661-9.
Baldani MH, Almeida ES, Antunes JL. Equity and provision of public dental services in the State of Paraná, Southern Brazil. Rev Saude Publica.2009;43:446-54.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.