Identificação de cadáver carbonizado utilizando documentação odontológica
Palavras-chave:
Forensic Anthropology, victim identification, Forensic Dentistry, dental recordsResumo
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo ressaltar a importância da documentação odontológica na identificação humana. Descrição do caso: Um indivíduo foi encontrado carbonizado no interior de um automóvel incendiado. Devido à destruição generalizada dos tecidos moles, a identificação da vítima pela análise das impressões digitais não foi possível. Durante as investigações foi descoberto que a suposta vítima tinha feito tratamento dentário e toda a documentação produzida em decorrência deste tratamento (ficha clínica e radiografias) foi requisitada. Confrontando as informações presentes na documentação dentária com as particularidades odontológicas do cadáver foram obtidos 11 pontos relevantes de coincidência que foram suficientes para afirmar, com fundamento técnico-científico, que o corpo encontrado no veículo era realmente pertencente à pessoa desaparecida. Conclusão: Considerando a particularidade do processo que envolve a identificação de corpos carbonizados, a técnica de identificação odontolegal ainda apresenta vantagens em relação ao exame de DNA, tais como baixo custo, facilidade e rapidez na aplicação da técnica e confiabilidade dos resultados obtidos. Palavras-chave: Antropologia forense; identificação de vítimas; odontologia legal; registros odontológicosDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.