Educação em Saúde Bucal: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6523.2014.1.12344Palavras-chave:
Educação em saúde, educação em saúde bucal, promoção da saúde, educação em odontologia,Resumo
A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico.Referências
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