Estudo exploratório descritivo do emprego de coelhos brancos da Nova Zelândia (Orytolagus cuniculus) como modelo animal na avaliação dos padrões de crescimento craniofacial
Resumo
Os coelhos brancos da Nova Zelândia são freqüentemente relatados como o modelo animal selecionado para experimentos visando avaliação do crescimento craniofacial. Contudo, existe uma dificuldade de acesso às informações referentes aos cuidados no emprego destes espécimes durante trabalhos experimentais. Este estudo exploratório pretende rever a literatura, no que refere-se à seleção de um modelo animal e experimentos que envolvem o crescimento craniofacial bem como relatar os eventos de sucesso e insucesso vividos pelos pesquisadores dentro de um primeiro trabalho experimental, com um modelo animal, numa linha de pesquisa sobre o crescimento craniofacial. Láparos (Oryctolagus cunicullus), em tenra idade, foram manejados dentro de uma rotina de Biotério, para um correto preparo visando à realização de uma cirurgia (experimento). Detalhes referentes ao transporte, criação, fisiologia, comportamento, acomodação, anestesia, morte e manejo de doenças são discutidos para que futuros trabalhos com o propósito de utilização deste mesmo modelo animal possam ser abreviados no seu tempo inicial de contato e reconhecimento das peculiaridades desta espécie.
UNITERMOS: coelhos; láparos; crescimento; modelo animal; pesquisa experimental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.