Perfil dos cirurgiões-dentistas integrantes do Programa Saúde da Família em Teresina (PI)
Resumo
Introdução: O Programa Saúde da Família (PSF) se consolida como modelo de atenção à saúde por permitir uma maior aproximação dos profissionais com o seu campo de atuação, estabelecendo vínculos de compromisso com a população. O Ministério da Saúde, incluiu a saúde bucal no programa com a perspectiva de ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos. Objetivos: Avaliar o perfil do cirurgião-dentista (CD) no PSF. Material e Métodos: Aplicação de questionário para 113 CD’s que trabalham no PSF em Teresina (PI). Resultados: A maioria dos profissionais são mulheres, escolheram trabalhar no programa devido à afinidade com a saúde pública e procuram inserir-se no novo modelo de atenção à saúde. Os relatos da boa integração com a equipe e a capacitação na área de saúde pública foram pontos positivos detectados. O trabalho é desenvolvido no sistema de expediente corrido, totalizando 35h. semanais. Nos dois primeiros meses, 70,8% dos CD’s realizaram visitas domiciliares. Os procedimentos curativos são predominantes. Não há retorno de todos os pacientes encaminhados para a atenção secundária. Conclusões: A filosofia do PSF foi parcialmente seguida em relação ao diagnóstico situacional das famílias no momento inicial da introdução dos CD’s na equipe do PSF. A existência de grande demanda reprimida e necessidades acumuladas, dificulta a substituição total do modelo tradicional pelo atendimento centrado nos princípios doutrinários e organizativos do SUS. O serviço de referência e contra-referência deve ser melhorado. O vínculo empregatício através da FMS pode ser considerado como positivo.
UNITERMOS: saúde pública; PSF, formação profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.