Compósito de colágeno com silicato e hidroxiapatita como material para endodontia: preparação e caracterização

Autores

  • Miguel Menezes E´Gues
  • Márcio De Paula
  • Gilberto Goissis

Palavras-chave:

Collagen, silicate, hydroxyapatite, Endodontics

Resumo

Objetivo: Este trabalho teve por objetivo preparar e caracterizar um novo compósito de colágeno com silicato e hidroxiapatita que possa vir a ser utilizado como material endodôntico em capeamento pulpar direto e em pulpotomia. Metodologia: Os materiais utilizados como matéria-prima foram colágeno do tipo I na forma aniônica, silicato (cimento Portland Branco) e hidroxiapatita sintetizada. Estes materiais foram misturados em proporções variadas de modo a obter um material compósito na forma de pasta. Os materiais obtidos foram caracterizados por técnicas de calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria, microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectrometria de dispersão de energia de Raios-X e espectroscopia na região do infravermelho. Resultados: A presença de colágeno no compósito foi demonstrada por transições térmicas típicas daquelas encontradas para o colágeno do tipo I (∼48ºC), independentemente da proporção utilizada, e também por imagens de MEV, onde as fibras colagênicas também puderam ser observadas interligando as partículas de silicato. A composição química de todos compósitos de colágeno foi praticamente idêntica à do silicato utilizado. Conclusão: Os resultados mostraram que a estrutura da matriz de colágeno nos compósitos testados não foi alterada. Esta é uma característica importante para a utilização em endodontia do material compósito proposto, objetivando uma reparação tecidual de forma “mais natural”. Palavras-chave: Colágeno; silicatos; compósitos; endodontia

Biografia do Autor

Miguel Menezes E´Gues

Miguel Antônio Menezes E’Gues é dentista na cidade de Campo Grande/MS e mestre em Biogenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Márcio De Paula

Márcio de Paula é químico, formado pela Universidade de São Paulo (IQSC/USP), doutor em química analítica (ênfase em biomateriais) pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e pesquisador de desenvolvimento tecnológico industrial pela Proline Biomédica Ltda.

Downloads

Publicado

2008-06-22

Edição

Seção

Artigo Original