Avaliação da ação antimicrobiana de diferentes medicações usadas em endodontia
Resumo
A efetividade da ação antimicrobiana de medicamentos intracanais foi testada in vitro frente a uma bactéria anaeróbia facultativa, o Enterococcus faecalis (ATCC 29212). Com o objetivo de verificar o comportamento do hidróxido de cálcio associado a diferentes substâncias frente a este microrganismo utilizou-se as seguintes associações: o hidróxido de cálcio com propilenoglicol, o hidróxido de cálcio associado ao paramonoclorofenol canforado (PMCC) e propilenoglicol, a pasta Calen, a pasta Calen associada ao PMCC, o hidróxido de cálcio associado ao iodofórmio e propilenoglicol, o iodofórmio e propilenoglicol e, por último, hidróxido de cálcio com anestésico. Através da análise dos resultados foi constatada a presença de halos de inibição para o iodofórmio e propilenoglicol e para a associação hidróxido de cálcio, PMCC e propilenoglicol. Para os demais medicamentos testados não foi verificado a formação de halos de inibição.
UNITERMOS: hidróxido de cálcio, iodofórmio, endodontia.
SUMMARY
The antimicrobial action of different intracanal medicaments was evaluated in vitro against one facultative anaerobic bacteria, the Enterococcos faecalis (ATCC 29212). For purpose to study was utilized the calcium hydroxide with propilenoglicol, calcium hydroxide with camphorated paramonochlorophenol (CPMC) and propilenoglicol, Calen past, Calen past with CPMC, calcium hydroxide with Iodoform and propilenoglicol, Iodoform and propilenoglicol, and to finish, calcium hydroxide with anesthetic. As results, the presence of inhibition halos was verified for the Iodoform with propilenoglicol and, the association calcium hydroxide, CPMC and propilenoglicol. To the others medicaments evaluated wasn’t verified the presence of inhibition halos.
UNITERMS: calcium hydroxide, iodoform, endodontic.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.