Prevalência de acidentes perfurocortantes e fatores associados entre cirurgiões-dentistas
Palavras-chave:
Acidentes ocupacionais, riscos ocupacionais, hepatite BResumo
Objetivo: A prática dental geralmente envolve contato com secreções oriundas da cavidade bucal, através de injúrias percutâneas, sendo um fator de risco para transmissão de infecções entre profissionais e pacientes, especialmente hepatite B. Este estudo objetivou avaliar a prevalência de injúrias percutâneas e fatores associados entre cirurgiões-dentistas. Métodos: Um total de 187 dentistas da cidade de Pelotas, RS, Brasil, participou deste estudo. Dados sobre aspectos socio-demográficos, ocorrência de acidentes, tipos de instrumentos, uso de equipamento de proteção, imunização relacionada à hepatite B e teste para avaliação de soroconversão foram coletados mediante questionário auto-administrado. Os dados foram submetidos à análise descritiva e testes do Qui-Quadrado de Pearson e Fisher para avaliar associação entre o desfecho e as variáveis preditoras, com nível de significância de 0,05. Resultados: A prevalência de acidentes perfurocortantes foi de 59.8% e não houve associação com os fatores de risco avaliados. Dos dentistas participantes, 97.3% tinham sido vacinados conta a hepatite B, entretanto, 86.2% tinham tomado as três doses recomendadas. O uso de sondas e agulhas foram os maiores agentes causadores de acidentes, respectivamente 37.0% e 29.0%. Conclusão: Os resultados mostraram que a prevalência de injúrias percutâneas foi elevada entre dentistas e há necessidade de ênfase em prevenção de hepatite B através de adoção das três doses e uso de equipamento de proteção individual.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.