Guideline for planning the multidisciplinary rehabilitation of dental mutilated patients
Resumo
The present manuscript provides a literature review concerned to a severe dental mutilated patient requiring multidisciplinary approach to achieve adequate oral rehabilitation. The initial records were presented as well as the cephalometric prediction and setup models planning the final results. A practical mean to obtain the rationale of distraction vector was also described in the effort of better controlling the alveolar distraction osteogenesis process, improving the quality of rehabilitation concerning the functional and esthetical aspects. Dental mutilated patients with severe alveolar bone loss are better approached by a multidisciplinary team consisted by an orthodontist, a prosthesist, a surgeon and a periodontist.
UNITERMS: alveolar distraction; implants; rehabilitation and orthodontic planning.
RESUMO
O presente estudo disponibiliza revisão de literatura concernente a pacientes com mutilações dentárias severas, necessitando abordagem mutidisciplinar para obtenção de reabilitação oral adequada. Registros iniciais, assim como, a previsão cefalométrica e os modelos de setup, planejando o resultado final de um paciente, foram apresentados. Demonstrou-se também um método prático para determinar o vetor de distração osteogênica, com o objetivo de controlar melhor o processo de distração osteogênica alveolar, aumentando a qualidade estética e funcional da reabilitação. O tratamento de pacientes com mutilações dentárias e perda óssea alveolar severa deve ser abordado por uma equipe mutidisciplinar composta por um ortodontista, um protesista, um cirurgião bucomaxilofacial e um periodontista.
UNITERMOS: distração alveolar; implantes; reabilitação e planejamento ortodôntico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.