Fatores psicogênicos associados ao líquen plano bucal: revisão da literatura
Resumo
O Líquen Plano (LP) bucal é uma desordem mucocutânea crônica de origem inflamatória e de etiologia incerta. Distúrbios psiquiátricos têm sido freqüentemente relatados como fatores relacionados ao desenvolvimento do LP bucal. No entanto, esta associação ainda permanece controversa. O presente estudo pretende fazer uma revisão crítica da literatura a respeito deste assunto. Tem sido documentada a existência de desordens mentais em pacientes com LP bucal como ansiedade, depressão, estresse e outros, com índices de incidência consideráveis. Com base na literatura revisada sugere-se que certos distúrbios psicossomáticos podem ser fatores subjacentes ao LP bucal, porém, uma correlação direta entre estes fatores psicológicos e a doença permanece ainda pouco definida.
UNITERMOS: ansiedade; depressão; líquen plano; estresse; distúrbios psiquiátricos.
SUMMARY
The oral Lichen Planus (OLP) is a common chronic inflammatory mucocutaneous disorder of uncertain etiology. Psychiatric disturbances have frequently been related as possible factors involved in the development of OLP lesions, although, this association remains controversial. The present study aimed to make a critical review of the literature concerning this issue. The literature has documented the influence of mental disorders in patients with OLP as anxiety, depression, stress, and others, identifing relevant degrees of incidence in these populations. It has been suggested that certain psychosomatic disturbs could be factors associated to OLP, but a direct correlation between both it have still not well-defined.
UNITERMS: anxiety; depression; lichen planus; stress; psychiatric disturbances.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.