Avaliação de um método estratégico de demonstração prática aplicado nas aulas de endodontia laboratorial
Palavras-chave:
Aprendizagem, educação, endodontiaResumo
Objetivo: Avaliar um método estratégico nas aulas práticas, utilizando micro câmeras e monitores de vídeo para transmitir demonstrações da técnica operatória, comparando-o com o método de ensino aprendizagem clássico. Metodologia: Foram aplicados 52 questionários direcionados aos alunos do 4º ano (grupo 1) submetidos a esta nova prática e aos do 3º ano (grupo 2) submetidos a metodologia de ensino tradicional. Este questionário também possibilitou detectar os principais problemas enfrentados pelos discentes durante o aprendizado desta etapa operatória. Resultados: A fase de cirurgia de acesso foi considerada de difícil execução por ambos os grupos (G1- 30,8 % e G2- 34,6%), sendo a manobra de localização dos orifícios de entrada dos canais a etapa mais complicada. Quanto à avaliação da metodologia empregada no 3º ano, 23,1% dos alunos a consideraram excelente, 38,4% ótima, e 38,5% boa, ao passo que nenhum dos estudantes (0%) consideraram o método como regular, ruim ou péssimo. Uma menor ocorrência de erros (P < 0,05), foi relatada pelos alunos do 3º ano (G1- 50% e G2- 34.6%). Conclusão: A nova estratégia de ensino favoreceu a aprendizagem, diminuiu a incidência de erros e foi considerada eficaz pelos alunos.Downloads
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