Avaliação de um método estratégico de demonstração prática aplicado nas aulas de endodontia laboratorial

Autores

  • Adriana Pacheco Oliveira student of Post-Graduate Program in Dental Sciences, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate
  • Erica dos Santos Sarvalho student of Post-Graduate Program in Dental Sciences, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate
  • José Luiz Lage-Marques Assistant Professor, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate
  • Vanessa Cavalli Assistant Professor, Division of Dentistry, Department of Dentistry, University of Taubate
  • Sandra Márcia Habitante Assistant Professor, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate
  • Denise Pontes Raldi Assistant Professor, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate

Palavras-chave:

Aprendizagem, educação, endodontia

Resumo

Objetivo: Avaliar um método estratégico nas aulas práticas, utilizando micro câmeras e monitores de vídeo para transmitir demonstrações da técnica operatória, comparando-o com o método de ensino aprendizagem clássico. Metodologia: Foram aplicados 52 questionários direcionados aos alunos do 4º ano (grupo 1) submetidos a esta nova prática e aos do 3º ano (grupo 2) submetidos a metodologia de ensino tradicional. Este questionário também possibilitou detectar os principais problemas enfrentados pelos discentes durante o aprendizado desta etapa operatória. Resultados: A fase de cirurgia de acesso foi considerada de difícil execução por ambos os grupos (G1- 30,8 % e G2- 34,6%), sendo a manobra de localização dos orifícios de entrada dos canais a etapa mais complicada. Quanto à avaliação da metodologia empregada no 3º ano, 23,1% dos alunos a consideraram excelente, 38,4% ótima, e 38,5% boa, ao passo que nenhum dos estudantes (0%) consideraram o método como regular, ruim ou péssimo. Uma menor ocorrência de erros (P < 0,05), foi relatada pelos alunos do 3º ano (G1- 50% e G2- 34.6%). Conclusão: A nova estratégia de ensino favoreceu a aprendizagem, diminuiu a incidência de erros e foi considerada eficaz pelos alunos.

Biografia do Autor

Erica dos Santos Sarvalho, student of Post-Graduate Program in Dental Sciences, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate

Department of Dentistry, University of Taubate

Denise Pontes Raldi, Assistant Professor, Division of Endodontics, Department of Dentistry, University of Taubate

Department of Dentistry, University of Taubate

Downloads

Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigo Original