Qualidade da fluoretação da água de Capão Bonito, SP, Brasil, avaliada pelos controles operacional e heterocontrole
Palavras-chave:
Flúor, fluoretação da água, qualidade da água, cárie dentária, fluorose dentáriaResumo
Objetivo: Avaliar a qualidade da fluoretação da água de Capão Bonito, SP, Brasil, cuja concentração de fluoreto deveria estar entre os limites de 0.6 e 0.8 ppm F, considerando o equilíbrio benefícios/riscos. Metodologia: Foram consultados 1964 registros feitos de 2005 a 2009 pela empresa responsável pelo tratamento da água (controle operacional). De 07/2009 a 06/2010,120 amostras de água foram coletadas e as concentrações de fluoreto encontradas (heterocontrole) foram comparadas com as registradas pelo controle operacional do mesmo período. Resultados: De acordo com os registros históricos, 76% das amostras tinham concentrações aceitáveis de fluoreto e este valor médio foi confirmado pelo heterocontrole feito, o qual encontrou um valor de 81%. Entretanto, considerando as amostras abaixo e acima dos limites aceitáveis, enquanto os registros do controle operacional mostraram maior porcentagem de valores abaixo do mínimo, os resultados do heterocontrole detectaram maior porcentagem acima do limite máximo. Conclusão: O relatado mostra a importância de haver um controle de qualidade da fluoretação da água de abastecimento publico, porque enquanto as análises feitas pelo controle operacional sugerem que uma porcentagem da população não estaria recebendo os benefícios anticárie da fluoretação ao mesmo tempo o heterocontrole aponta que ela estaria sob risco aumentado de fluorose dentária.Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.