Cárie e obesidade em escolares com seis anos de idade da Região Metropolitana (RM) de Santiago do Chile
Palavras-chave:
Cárie, obesidade, estado nutricional, criançasResumo
Introdução: A cárie dentária e obesidade são doenças multifatoriais de alta prevalência na população infantil do Chile, e ambos são evitáveis desde a primeira infância. Estas doenças compartilham associações com hábitos alimentares e sócio-culturais determinantes. O objetivo deste estudo foi determinar a coexistência entre cárie e obesidade na população escolar de 6 anos na Região Metropolitana de Santiago, Chile. Metodologia: A amostra foi constituída por 571 escolares de 6 anos residentes nas comunidades com água fluoretada da Região Metropolitana de Santiago, Chile, em 2004-2005. Para diagnóstico de cárie foi aplicado o critério da OMS para estudos epidemiológicos. O diagnóstico nutricional foi realizado segundo o IMC/idade e sexo em relação às curvas CDC-NCHS, considerando-se obesas as crianças com percentil ≥95. As variáveis de nível socioeconômico (SEL) e sexo foram registrados. Resultados: Não houve diferença significativa entre história de cárie e estado nutricional (NS) (P = 0,837), tanto na dentição primária quanto na permanente (P = 0,306). Não houve associação de risco (OR 0,88; IC 0,60-1,28; 95%). As crianças com sobrepeso tiveram menor prevalência de cárie e da história do que as com peso normal ou obesas. Não houve relação significativa entre NS, SEL e ocorrência de cárie na análise multivariada. Conclusão: A obesidade não está relacionada com cárie dentária nesta amostra. As crianças com sobrepeso tiveram menor prevalência e severidade de cárie.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Odonto Ciência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Odonto Ciência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Odonto Ciência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Odonto Ciência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.