O social em questão
As revelações imagéticas do popular no entrelace da arte mural com a fotografia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2024.1.45602Palavras-chave:
popular, América Latina, muralismoResumo
Este artigo tem por objetivo provocar a discussão acerca do papel protagonista que exerceu e exerce o sujeito popular na América Latina e o Caribe, a partir da demarcação histórica da relação do popular com os processos revolucionários do continente, em especial o da Revolução Mexicana. Para tanto, será realizado um exercício de visualização de uma fotografia (anônima), uma arte mural (de Diego Rivera) e uma xilogravura (de Posada). Neste texto, afirma-se o popular como o universo dos sujeitos que, vinculados à superexploração a partir do trabalho formal ou informal, demarcam, tanto a condição do extrato social mais violentado do modo de produção capitalista (condição periférica em geral, e periférica urbana em particular), como as histórias de resistências, experiências cotidianas de sobrevivência, em meio à hegemonia do capital. Metodologicamente, o desenvolvimento será desdobrado a partir de uma pergunta geradora, fornecida pelo cubano Alejo Carpentier: ¿Pero qué es la historia de América toda sino una crónica de lo real-maravilloso?
Downloads
Referências
ARTCHIVE. La calavera catrina (1910–1913) de José Guadalupe Posada. Galeria de arte on-line, 2023. Disponível em: https://www.artchive.com/artwork/la-calavera-catrina-jose-guadalupe-posada-1910-1913/. Acesso em: 24 dez. 2023.
BATALLA, Bonfil Guillermo. México profundo: uma civilização negada. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019.
BOLAÑO, Emilia. Sueño de uma tarde dominical em la Alameda Central. Historia viva de México. Ciudad de México: INAH, 2020. Disponível em: https://historia-arte.com/obras/sueno-de-una-tarde-dominical-en-la-alameda-central Acesso em 24 de dezembro de 2023.
ESQUIVEL, Miguelangel. David Alfaro Siqueiros: Poéticas del arte público. Ciudad de México: UNAM, 2010.
EVARISTO, Conceição. Olhos d´água. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2016.
FUENTES, Carlos. Arte y revolución en México. Locução de Carlos Fuentes. Ciudad de México. Grabación realizada por Radio UNAM, 1970. Disponível em: https://descargacultura.unam.mx/arte-y-revolucion-en-mexico-6227162 Acesso em: 24 dez. 2023.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Editora L&PM Editores, 2010.
GALEANO, Eduardo. Memórias del fuego. Ciudad de México: Siglo XXI Editores, 2010.
GARCIA MARQUES, Gabriel. Memórias de minhas putas tristes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
GINZBURG, Carlos. El queso y los gusanos. El cosmos según un molinero del siglo XVI. Barcelona: Editora Península, 2001.
HIJAR, Alberto. La práxis estética. Dimensión estética libertária. México: INAH, 2016.
IZQUIERDO, Ivan. Memória. São Paulo: Editora Artmed, 2018.
JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: Editora Bertolucci, 2007.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: Diário de uma favelada. Rio de Janeiro: Ática, 2014.
TORRIJOS, Reyes Martínez. Detrás de los andamios revela complejidades de um movimento de vanguardia. Jornal la Jornada. Ciudad de México, 2022, Seção Cultural.
LEON-PORTILLA, Miguel. Visión de los vencidos. México D.F.: UNAM, 2003.
LUJÁN, Leonardo Lópes; MCEWAN, Colin (Coord.). Moctezuma II. Tiempo y destino de un governante. Ciudad de México: Instituto de Antropologia e História, 2009.
MACHADO, Antonio. Provérbios y cantares. Poesía y Prosa. Buenos Aires: Losada, 1964.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1987.
MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
NAVIA, Juan Manuel. Entrevista audiovisual ao canal photolari, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lJuk_7ZjOYw&t=484s Acesso em 22 de dez. 23.
SAMUEL, Raphael. Historia popular y teoria socialista. Barcelona: Editorial Crítica, 1984.
SAMUEL, Raphael. Teatros de la memoria. Valencia: Universidad de Valencia, 2008.
SANGUINO, Julieta. La Catrina reinterpretada por Diego Rivera: con colmillos y referencias a Quetzalcóatl. Ciudad de México, 2021. Disponível em: https://www.admagazine.com/cultura/la-catrina-por-diego-rivera-con-referencias-a-quetzalcoatl-20211101-9225-articulos. Acesso em: 23 dez. 2023.
SARAMAGO, José. A caverna. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2003.
TRASPADINI, Roberta. América Latina no século XX: revoluções, muralismos, imperialismo e dependência. Revista Katálys, Florianópolis, v. 22, nº. 3, p. 566-576, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p566
TRASPADINI, Roberta & SOUZA, Gilberto de. Vigência e Relevância de Dialética da dependência à Luz de Marion Greenwood. Revista Reoriente, Rio de Janeiro, v. 3, nº.1 jan/jun 2023. DOI: https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v3i1p191-217
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.