A formação em Serviço Social: particularidades da região sul do Brasil
Palavras-chave:
Ensino Superior. Formação. Serviço Social.Resumo
O artigo objetiva socializar alguns dados da pesquisa de doutoramento da autora, finalizada no início de 2006, que analisou os impactos da atual configuração da universidade brasileira sobre a formação em Serviço Social, tendo como fontes de pesquisa, os depoimentos de gestores, docentes e alunos de cursos de Serviço Social da Região Sul do Brasil. Os dados obtidos e a sua respectiva análise confirmam a hipótese de que o modelo de gestão operacional adotado pelo órgão gestor do ensino superior no país tem impactado, fortemente, a formação em Serviço Social, tanto no processo de trabalho de gestores e docentes, quanto no ensino da profissão. A pesquisa empreendida pela autora pressupôs que a mudança no modelo de gestão universitária no país tem suas determinações na crise vivenciada pelas instituições capitalistas que, na década de 1990, passaram por reordenamentos com o intuito de posicionarem-se, de forma competitiva e estratégica, na sociedade. Assim como essas instituições, a universidade, também, foi atingida por esse reordenamento, nos moldes da reestruturação produtiva e do modelo de regulação social neoliberal, passando a ser gerida como uma organização empresarial (Chauí, 2001). No âmbito do Serviço Social, essa realidade também se faz presente, sendo que, na região sul, que é o foco deste artigo, processaram-se impactos significativos nos projetos de formação profissional. Estes, na sua totalidade e processualidade, apontam para as dificuldades em implementar o projeto de formação vigente na área, bem como em garantir a qualidade dessa formação em face do que denominamos de crise na universidade.Palavras-chave – Ensino Superior. Formação. Serviço Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.