CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
Palabras clave:
SUAS. CRAS.Trabalho Sócio-Educativo.Resumen
O Sistema Único de Assistência Social representa um avanço para a Política de Assistência Social, uma vez que definiu as bases para o novo modelo de gestão, foi deliberado na IV Conferência Nacional de Assistência Social – dez/2003. Para a efetivação do SUAS faz-se necessário apropriar-se de todos os mecanismos propostos por esse novo modelo de gestão que se faz presente nos municípios através dos CRAS - Unidade Pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de Assistência Social às famílias, ou seja, é visto como a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS. Oferta serviços a população em sua área de abrangência; concretiza direitos e oferta serviços sócio-assistenciais com centralidade na família. Os CRAS representam uma ruptura com a visão assistencialista, e volta-se para a garantia do direito. Diante disso, este artigo analisa os principais avanços ocorridos na vida das famílias que participam das ações sócio-educativas desenvolvidas pelos CRAS de Saltinho-SC. O estudo não tem a intenção de avaliar as ações desenvolvidas, mas verificar se em seu pouco tempo de implantação, assegura as condições fundamentais mínimas para que as famílias desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.