A Organização do Trabalho e as Repercussões na Saúde do Trabalhador e de sua Família
Palabras clave:
Trabalho, Saúde do Trabalhador, Família, Proteção SocialResumen
A literatura acerca das transformações em curso no mundo do trabalho e seu impacto na vida da sociedade urbano-industrial têm sido motivo de amplo debate: agravos à saúde, exclusão social, precarização das condições e relações de trabalho, perda de direitos sociais, vulnerabilidade social e a questão do desemprego despontam como alguns dos problemas que levam à reflexão. Nessa perspectiva, este artigo pretende, através de uma interlocução entre a gestão da organização do trabalho e a saúde do trabalhador, apontar os reflexos dessas transformações em curso no processo de trabalho, sobretudo, nos modos de trabalhar e de viver dos trabalhadores e de sua família, bem como o percurso histórico que engendrou a construção dos sistemas de proteção social, em particular a proteção social brasileira.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.