Questão Social e Intervenção Profissional dos Assistentes Sociais
Palabras clave:
Serviço Social, Questão Social, Intervenção ProfissionalResumen
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado, oriunda de uma pesquisa qualitativa realizada com seis assistentes sociais que atuam em diferentes espaços sócio-ocupacionais na cidade de Porto Alegre. Os resultados do estudo evidenciam uma fragilidade teórica na apreensão da questão social e a redução da instrumentalidade ao uso dos instrumentos durante a intervenção profissional. A fragilidade teórica fica evidente na dificuldade em articular as expressões da questão social com seu eixo gerador comum, no reducionismo economicista e na apropriação do objeto institucional como se ele fosse o próprio objeto profissional. Já a redução da instrumentalidade ao uso dos instrumentos fica evidente na frágil articulação das dimensões teórico-metodológicas e técnico-operativas durante as intervenções.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.