Projeto Ético-Político do Serviço Social e a construção de um Projeto Educacional Classista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2019.1.31433

Palabras clave:

Educação classista. Projeto ético-político do serviço social. Formação profissional. Emancipação humana.

Resumen

Este artigo, baseado em levantamento bibliográfico e documental, analisa a forma como a educação se insere no processo de luta de classes no contexto atual de degradação dos direitos sociais, resultante da efetivação de políticas neoliberais. Analisa as contradições entre distintos projetos de educação, ligadas
ao processo de privatização dos serviços educacionais e descaracterização de seu sentido público e social. Contrariamente a essa tendência, discute-se uma concepção de educação capaz de articular-se a um projeto de superação do capitalismo, como condição para a emancipação humana. Aponta a atualidade do projeto ético-político do Serviço Social na construção de um projeto classista de educação que, ancorado na tradição marxista, valorize a formação profissional, a produção do conhecimento, o exercício profissional em articulação às lutas sociais em geral e em defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade, referenciada em um projeto anticapitalista de sociedade.

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Biografía del autor/a

Joana Valente Santana, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFPA), Belém, PA, Brasil.

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RS, Brasil. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFPA), Belém, PA, Brasil.

Citas

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Publicado

2019-10-29

Cómo citar

Santana, J. V., & Ferreira, B. de J. P. (2019). Projeto Ético-Político do Serviço Social e a construção de um Projeto Educacional Classista. Textos & Contextos (Porto Alegre), 18(1), 31–44. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2019.1.31433

Número

Sección

Serviço Social, Educação e Luta de Classes