Dimensão Socioeducativa do Trabalho do Assistente Social no Judiciário: contradições e perspectivas / Socio-educational Dimension of Social Assistant’s Work in the Judiciary: contradictions and perspectives
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.2.27920Palabras clave:
Questão social. Judiciário. Dimensão socioeducativa.Resumen
O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão teórica sobre a dimensão socioeducativa do trabalho do assistente social no âmbito do judiciário, face às requisições institucionais postas ao Serviço Social nesse espaço sócio-ocupacional. Requisições essas que revelam a necessidade de produzir práticas punitivas, tendendo à criminalização da pobreza e à sustentação do perverso modelo da ordem vigente do capital. Discutir a dimensão socioeducativa, em um cenário tão complexo e contraditório, implica trazer à tona o compromisso profissional com a efetivação de um trabalho alicerçado na perspectiva crítica e no enfrentamento dos modelos tradicionais de viés conservador/moralizante.
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