Formação de Assistentes Sociais Críticos e Criativos: relato de prática no âmbito do estágio de docência / Training of Critical and Creative Social Assistants: report of practice in the scope of teaching stage

Autores/as

  • Josiani Julião Alves de Oliveira Unesp/Franca
  • Paula Ravagnani Silva UNESP/Franca

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.1.27820

Palabras clave:

Educação. Estágio de docência. Formação profissional. Neurociência. Trabalho.

Resumen

Este relato de prática tem por objetivo retratar a vivência no contexto da realização do estágio de docência no âmbito do Doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP-Franca-SP dimensionando, contudo, a base teórica que sustentou a mesma. Foi refletida a importância do estágio de docência no processo de formação pedagógica de pós-graduandos e, assim exposta e analisada a referida vivência dentre as contribuições das pesquisas científicas da Neurociência visando à formação de Assistentes Sociais, que, além de uma estruturada formação teórica mediante o compromisso ético e político da categoria, sejam capazes de propostas e ações críticas, criativas e transformadoras diante o enfrentamento as várias formas das expressões da questão social no enfoque do Neoliberalismo. Assim, a experiência relatada foi organizada contendo a introdução com o marco teórico, o objetivo, as metodologias utilizadas, a análise sobre as didáticas e, por fim, as considerações finais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiani Julião Alves de Oliveira, Unesp/Franca

Possui Graduação (1991), Mestrado (1997) e Doutorado (2004) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP de Franca em Serviço Social. Pós Doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professora Assistente Doutor, no conjunto de disciplinas Iniciação Científica, Pesquisa em Serviço Social e Investigação em Serviço Social, do Departamento de Serviço Social e Professora da Disciplina de Seminário de Dissertação e Seminário de Pesquisa I e II no Programa de Pós Graduação em Serviço Social do Câmpus de Franca . Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Educação, Pesquisa e Envelhecimento. Linhas de pesquisa em que atua: Envelhecimento Humano e Políticas Públicas, Trabalho e Sociedade, Metodologia de Pesquisa, Serviço Social Formação e Prática Profissional. Desenvolve pesquisa em parceria com Universidades Nacionais e Internacionais. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa-CPP da FCHS-Campus Franca-SP. Atua nos Grupos de pesquisa: Práticas de Pesquisa-PRAPES (vice líder)l, Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade e GEFORMSS - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Profissional em Serviço Social. Pesquisadora responsável pela Pesquisa Internacional denominada Mudanças e Acontecimentos ao Longo da Vida (CEVI (Changements et Èvénements au cours de la Vie) na região Sudeste do Brasil. Consultora externa do Projeto de Pesquisa da Universidade de Lisboa intitulado Serviço Social: campos de atuação e identidades profissionais. Professora convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-ISCSP da Universidade de Lisboa, Portugal. (Texto informado pelo autor)

Paula Ravagnani Silva, UNESP/Franca

Assistente Social e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP-Franca-SP. Integrante e pesquisadora do grupo de pesquisa “Práticas de pesquisas: perspectivas contemporâneas” (PRAPES-UNESP-Franca-SP). Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Citas

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Tese (Doutorado em Serviço Social). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, PUC/São Paulo, 2005.

BRASIL. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993. Lei de regulamentação da profissão. Código de Ética do/a Assistente Social. 10. ed. rev. e atual. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2012. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: mar. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: jan. 2017.

BRAZ, Marcelo. O governo Lula e o projeto ético político do serviço social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, XXV, n. 78, p. 48-67, jul. 2004.

CORRÊA, Vera. Globalização e neoliberalismo: o que isto tem a ver com você, professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

COSENZA, Ramon Moreira. As neurociências e a educação no século XXI. Fórum de Educação 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

IAMAMOTO, Marilda Villela. A questão social no capitalismo. Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Brasília, ano II, n. 3, jan./jun. 2001.

______. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 13. ed. São Paulo: Cortez; (Lima, Peru): CELATS, 2000.

______. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

______. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2004.

LIMA, Elvira Souza. Neurociência e aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, 2007.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LURIA, Alexander Romanovich. Desenvolvimento cognitivo. 6. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

MOROSINI, Marília Costa (Org.). Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. ampl. Brasília: Plano, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7.ed. São Paulo, Cortez, 2006.

PLANO DE ENSINO. Pesquisa social: Iniciação Científica. SSOSN-15 - Serviço Social. Disponível em: http://www.franca.unesp.br/#!/graduacao/cursos-teste/servico-social/. Acesso em: jan. 2016.

PLANO DE ENSINO: Pesquisa em serviço social: Tipologia. SSO2117D. Serviço Social. Disponível em: http://www.franca.unesp.br/#!/graduacao/cursos-teste/servico-social/. Acesso em: jan. 2016.

PRATES, Jane Cruz. A arte como matéria-prima e instrumento de trabalho para o assistente social. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 221-232, jul./dez. 2007. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8008/2/A_arte_como_materia_prima_e_instrumento_de_trabalho_para_o_Assistente_Social.pdf. Acesso em: maio 2017.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Norma para concessão da bolsa demanda social CAPES. (Alteração aprovada na reunião da Comissão de Bolsas em 11/06/2014). Disponível em: http://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/ServicoSocial/normas-para-de-bolsas-revisadass.pdf. Acesso em: abr. 2017.

RAMOS, Sâmya Rodrigues. A hegemonia do projeto ético-político profissional: limites e possibilidades históricas. In: Conferência e Deliberações do 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS. 2008, Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2009.

RATO, Joana Rodrigues; CALDAS, Alexandre Castro. Neurociências e educação: realidade ou ficção? In: Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, VII, Barbacarena. Actas Barbacarena, 2010, p. 626-644.

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL – DS. Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Disponível em: http://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/bolsa-ds---portaria-76.pdf. Acesso em: abr. 2017.

RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação? Potencialidade dos gêneros humanos na sala de aula. Rio de Janeiro: Wark, 2009.

ROCHA, Armando Freitas da. O cérebro: um breve relato de sua função. Jundiaí/SP: EINA, 1999.

UNESP. Resolução nº 04, de 22 de janeiro de 1997. Alterada pela Resolução 78/2002. Regulamenta os estágios de docência de alunos de Pós-Graduação nos cursos de Graduação da UNESP. Disponível em: http://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/ServicoSocial/estagio-de-docencia---resolucao-unesp.pdf. Acesso em: abr. 2017.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

VASQUEZ, Adolpho Sánchez. Filosofia da práxis. 1.ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO: São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Publicado

2017-07-13

Cómo citar

de Oliveira, J. J. A., & Silva, P. R. (2017). Formação de Assistentes Sociais Críticos e Criativos: relato de prática no âmbito do estágio de docência / Training of Critical and Creative Social Assistants: report of practice in the scope of teaching stage. Textos & Contextos (Porto Alegre), 16(1), 160–174. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.1.27820

Número

Sección

Processos Sociais, Formação e Trabalho