A relação de ajuda e a acção social no contexto universitário: a entrevista de ajuda nos serviços de acção social em Portugal

Autores/as

  • Maria Graça Rafael ISPAL (Portugal)

Resumen

O presente artigo tem como tema “A entrevista de ajuda nos serviços de acção social” e tem como pano de fundo a prática profissional, como Assistente Social nos Serviços de Acção Social da Universidade do Algarve, assim como os trabalhos de investigação e caracterização desenvolvidos. Considerando os objectivos definidos para a Acção Social no ensino superior, pretende-se apresentar uma reflexão sobre a intervenção do Assistente Social, no âmbito das suas competências ao nível da Acção Social, assumindo-se a perspectiva de que o Assistente Social nos Serviços de Acção Social não deve limitar-se à “assistência social”, mas deve, para além disso, ser o “facilitador” de um processo de desenvolvimento e de crescimento do estudante. Nesta perspectiva, a Entrevista na Acção Social, mais do que um “instrumento” técnico utilizado para a atribuição de benefícios sociais, deve permitir identificar, prevenir e apoiar o aluno, na resolução dos seus problemas e dificuldades psicossociais, ou seja, deve permitir o estabelecimento de uma Relação de Ajuda.

Palavras-chave – Entrevista de ajuda. Acção social. Estudante universitário. Relação de ajuda.

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Publicado

2007-12-19

Cómo citar

Rafael, M. G. (2007). A relação de ajuda e a acção social no contexto universitário: a entrevista de ajuda nos serviços de acção social em Portugal. Textos & Contextos (Porto Alegre), 6(2), 252–263. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/2316

Número

Sección

A inovação e a tradição nas competências profissionais do Assistente Social