Acolhimento e Acesso aos Direitos Sociais: assistência a pacientes em cuidados paliativos oncológicos / Reception and Access to Social Rights: Assistance to patients on oncological palliative care
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21225Palabras clave:
Acolhimento. Paciente oncológico. Cuidados paliativos. Assistente social. Direitos sociais.Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a prática do acolhimento como instrumento de acesso aos direitos sociais. O objetivo foi o de analisar a influência do acolhimento realizado pelo assistente social no que concerne ao acesso a direitos sociais a pacientes em cuidados paliativos oncológicos. A pesquisa foi realizada na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Ophir Loyola (Belém-PA), sendo pautada pelo método qualitativo, subsidiada pelas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 participantes (pacientes ou seus responsáveis). Os resultados mostraram a influência do acolhimento enquanto ferramenta de ação assistencial e diretriz operacional da Política Nacional de Humanização (PNH) ao acesso a direitos sociais, assim como as principais consequências, econômicas e sociais, que os pacientes encontram durante o processo de tratamento, tanto os que tiveram acesso a direitos sociais quanto os que não tiveram acesso a eles.
Descargas
Citas
CHUPEL, C.P. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Acolhimento e Serviço Social: um estudo em hospitais estaduais da Grande Florianópolis. Florianópolis, SC, 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado) - UFSC, Centro Socioeconômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.
FIGUEIREDO, M. da G. M. C. de A. Cuidados paliativos. In: Vários autores (org.). Temas em Oncologia. São Paulo: Summus, 2008, p. 382 - 413.
FRANCO, T. B.; BUENO, W. S. & MERHY, E. E. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(2): 345-353, abr-jun, 1999.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 79 - 108.
GUIMARÃES, R. M. Filosofia dos cuidados paliativos. In: SALTZ, E.; JUVER, Jeane (org.). Cuidados paliativos em oncologia. – Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2008.
IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. In: Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social/ ABEPSS. Grafline. Ano II - nº 3, janeiro/junho. Brasília, 2001, p. 09 - 32.
Instituto Nacional de Câncer - INCA. Cartilha: Direitos Sociais do Paciente Oncológico. Rio de Janeiro, 2012.
Instituto Nacional de Câncer - INCA. O que é Câncer? Rio de Janeiro, 2014.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MINAYO. M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 09 - 29.
Organização Mundial de Saúde - OMS. Cuidados Paliativos, 2007.
Política Nacional de Atenção Oncológica (PNAO): Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação e Cuidados Paliativos. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 2.439, 2005.
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS. 3ª edição. Brasília, 2006.
SANTOS. E.T. O acolhimento como um processo de intervenção do Serviço Social. 2006 - Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Serviço Social.
SANTOS, C. F. dos. A atuação do assistente social em cuidados paliativos. Coletânea de Textos sobre Cuidados Paliativos e Tanatologia, 2010.
SARMENTO. H. B. M. Instrumentos e técnicas em Serviço Social: elementos para uma rediscussão, 2005 - Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SIMÕES, C. Curso de Direito do Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.