Desemprego e Informalidade na Argentina: uma análise das diretrizes e recomendações da OIT e da Cepal para geração de trabalho e renda à população juvenil

Authors

  • José Pedro Cabrera Cabral Universidade Federal do Tocantins
  • Vanda Micheli Burginski Universidade Federal do Tocantins

Keywords:

Emprego e Desemprego, Informalidade e Precarização, Juventude, Argentina.

Abstract

O artigo traz a reflexão acerca do período de recuperação econômica na Argentina (2003-2007), considerado pelos economistas argentinos como período de consolidação. Os postos de trabalho perdidos, a partir da profunda crise que assolou a década de 90, passam a ser restituídos, segundo as análises econômicas da Organização Internacional do Trabalho – OIT –, Comissão Econômica para América Latina e o Caribe – Cepal – e governo argentino. Utilizamos como referências os relatórios da situação de emprego na América Latina elaborados pela OIT e pela Cepal, como também, estudos e pesquisas acerca da situação do emprego e desemprego juvenil na Argentina. Esse processo de recuperação econômica traz como preocupações centrais, de um lado, as altas taxas de desemprego juvenil; de outro, a necessidade de diminuição da informalidade do trabalho para esse segmento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Pedro Cabrera Cabral, Universidade Federal do Tocantins

José Pedro Cabrera Cabral é Doutor em História: estudos latino-americanos pela Unisinos e Pós-doutorado em História do Pensamento Latino-americano pela UFRGS. Docente do Departamento de História da Universidade Federal do Tocantins e coordenador do Grupo de Pesquisa “História Política, Relações de Poder e Pensamento Contemporâneo na América Latina”.

Vanda Micheli Burginski, Universidade Federal do Tocantins

Vanda Micheli Burginski é graduada em Serviço Social, Mestre em Educação: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela UFMT. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins, pesquisadora do Grupo de Pesquisa “História Política, Relações de Poder e Pensamento Contemporâneo na América Latina”.

Published

2011-12-05

How to Cite

Cabrera Cabral, J. P., & Burginski, V. M. (2011). Desemprego e Informalidade na Argentina: uma análise das diretrizes e recomendações da OIT e da Cepal para geração de trabalho e renda à população juvenil. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 227–243. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/8511

Issue

Section

Estado, trabalho e políticas sociais