O processo de trabalho na estratégia de saúde da família: o que dizem os profissionais de saúde em Santa Cruz do Sul/RS
Keywords:
Estratégia saúde da família. Profissionais de saúde. Processo de trabalho.Abstract
Este artigo apresenta análises tecidas quanto às especificidades do processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Santa Cruz do Sul/RS. Este é um recorte da pesquisa “Saúde da Família: um olhar sobre a estratégia no município de Santa Cruz do Sul” (2007-2008), desenvolvida com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Pela trajetória qualitativa, foram realizadas entrevistas com os profissionais de saúde que atuam na ESF, sendo estas analisadas à luz do método de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se dificuldade de estabelecimento de um plano de ação em comum entre os profissionais de saúde que compõem as equipes de saúde da família e entre essas equipes e suas populações adstritas; diferenças culturais marcam a inter-relação profissional – comunidade. Em relação ao processo de trabalho, confirmou-se a importância de escutar o que os profissionais de saúde estão construindo de saberes no cotidiano do serviço, pois conseguem esclarecer possibilidades e limites dessa estratégia, relacionando-os às características da população de cada território, à gestão municipal da saúde, às condições de trabalho (que ainda são muito diversas de uma unidade de saúde para outra) e à identificação dos profissionais com a proposta da ESF. Além disso, evidenciam que o trabalho em saúde segue marcado por lógicas vigentes na sociedade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Textos & Contextos (Porto Alegre) implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Textos & Contextos (Porto Alegre) as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.