Dimensões da Medida Socioeducativa: entre o sancionatório e o pedagógico / Dimensions of the Social-Educational Measure: between the punitive and the pedagogical
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.1.16858Keywords:
O presente artigo trata dos objetivos das medidas socioeducativas e sua dupla dimensão punitiva e pedagógica e de como a sociedade tem encarado e/ou valorizado a dimensão punitiva em detrimento da dimensão pedagógica. Argumenta-se a necessidade de construAbstract
RESUMO – O presente artigo trata dos objetivos das medidas socioeducativas e sua dupla dimensão (punitiva e pedagógica) e de como a sociedade tem encarado e/ou valorizado a dimensão punitiva em detrimento da dimensão pedagógica. Argumenta-se a necessidade de construção de uma educação emancipadora, em que a sanção não seja o aspecto mais importante da responsabilização, mas a reinserção social do adolescente.
Palavras-chave – Medidas socioeducativas. Sanção. Natureza pedagógica.
ABSTRACT – This article addresses the goals of educational measures and their dual punitive and educational dimensions, as well as how the society views and/or values the punitive dimension at the expense of the pedagogical dimension. We argued about the need of constructing a emancipatory education in which punishment is not the most important aspect of accountability, but the social reintegration of the adolescent.
Keywords – Educational measures. Penalty. Pedagogical Nature.
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