Dimensões qualificadoras dos Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe / Qualifying Dimensions of Income Transfer Programs in Latin America and the Caribbean
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21421Palavras-chave:
Pobreza. Proteção social. Capitalismo. Transferência de renda.Resumo
O presente artigo resulta de trabalho investigativo desenvolvido no contexto do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP) da Universidade Federal do Maranhão. O texto situa os programas de transferência de renda condicionada em contexto histórico da proteção social nessa parte do continente americano, contemplando reflexões sobre as principais dimensões que os qualificam: a família pobre como unidade básica de atenção; as condicionalidades como caminhos para favorecer a autonomia e a ruptura com a pobreza intergeracional; o território como espaço de focalização do atendimento; a racionalidade gerencial como paradigma do processo de gestão. Conclui-se que esses programas são uma face das recentes mudanças ocorridas no modo de regulação do capitalismo e que, embora sejam um lenitivo para os nomeados pobres, não representam mudanças importantes na configuração da pobreza e da desigualdade nos países que os adotam.
Downloads
Referências
ABRUCIO, Fernando e SOARES, Márcia. Redes federativas no Brasil: Cooperação Intermunicipal no Grande A B C. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer. Série Pesquisas, nº 24. 2001.
BENTURA, Pablo et al. Nuevo régimen de Asignaciones Familiares: caracterización de sus dimensiones configurativas. Relatório Parcial de pesquisa. Julho de 2014.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_________. A Era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus. 1992a.
BOSCHETTI, Ivanete. Prefácio. Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe. São Paulo: Cortez. 2014.
COUTO, Berenice Rojas et al (Org.). O sistema Único de Assistência Social: uma realidade em movimento. São Paulo: Cortez 2014 (4 ed.).
FLEURY, Sônia Maria. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 1994.
_________ Seguridade Social: um novo patamar civilizatório. Disponível em http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/2010. Acesso em 20 de fevereiro de 2015.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal. 1982 (3ª edição)
GIOVANNI, Geraldo. Sistema de proteção social: uma introdução conceitual. In: OLIVEIRA, Marcos Antônio de. Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas-SP: UNICAMP, 1998
.
HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boi tempo. 2011.
_________. Espaços da Esperança. São Paulo: Loyola. 2004.
LIMA, Valéria et al. Contextualização socioeconômica, política dos PTRC na América Latina e Caribe. In Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe. São Paulo: Cortez. 2014ª.
MARQUES, Rosa Maria. Políticas de transferência de renda no Brasil e na Argentina. Revista de Economia Política, vol. 33, nº 2 (131), pp. 298-314, abril-junho/2013.
OFFE, Claus. Problemas estruturais do estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1984
OLIVEIRA, Francisco. Política numa era de indeterminação: opacidade e reencantamento, IN: Oliveira, Francisco e Rizek, Cibele Saliba (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo. 2007.
PEREIRA, Potyara Amazoneida. Porque Também sou contra a focalização das Políticas Sociais. Disponível em http://neppos.unb.br/publicacoes/contra_focal. Acesso em 15 de fevereiro de 2015.
POCHMANN, Marcio. Políticas de Inclusão Social: resultados e avaliação. São Paulo: Cortez. 2004.
SANTANA, R.N. Urbanidade e segregação: usos do território, modos segregados de moradia e imagens urbanas em são Luís, cidade patrimônio cultural da humanidade In: LIMA, Antônia Jesuíta. Cidades Brasileiras: atores, processos e gestão pública. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.
______.; SOUSA, S. M. P. S. Gestão pública da questão ambiental e tessituras das cidades brasileiras: notas preliminares. Revista Katálysis, v 15, n 1 de 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2002.
SILVA, Maria Ozanira. Caracterização e problematização dos programas de Transferência De Renda Na Condicionada (PTRC) Na América Latina E Caribe In: Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe. São Paulo: Cortez. 2014.
_________. Panorama Geral dos Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe R. Políticas Públicas. São Luís, Número Especial, p. 299-306, julho de 2014ª.
SOUSA, Salviana de M. P. S. A questão da democracia participativa na gestão do Planfor: qual democracia? Revista Katalysis, vol.10 no. 2 July/Dez. 2007.
SOTO, Silvia Fernández et al, Caracterización y Problematización de las Dimensiones. Relatório Parcial de pesquisa. Julho de 2014
TELLES, Vera. Transitando na linha de sombra, tecendo as tramas da cidade (anotações inconclusas de uma pesquisa). IN: OLIVERIA, Francisco e RIZEK, Cibele Saliba (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo. 2007.
VIANA Ana Luiza D'Ávila; MACHADO, Cristiani Vieira Proteção social em saúde: um balanço dos 20 anos do SUS. Physis: Revista de Saúde Coletiva vol.18 no. 4 Rio de Janeiro 2008.
VIANA, Maria Lúcia. Reforma do Estado e Políticas Sociais: nota à margem do tema. In: Behering, Elaine e Almeida, Maria Helena. Trabalho e Seguridade Social: percursos e dilemas. São Paulo: Cortez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.