O dilema da universalidade e financiamento público do Sistema Único de Saúde no Brasil
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde. Saúde pública. Economia da saúde. Política de saúde.Resumo
O Sistema Único de Saúde, como política pública, marca na historia social do país como uma luta por melhores condições sociais, por mudanças ideológicas e culturais, por revelar-se uma ação pública mais includente da historia brasileira contemporânea. O objetivo do artigo foi avaliar o dilema entre a universalidade do SUS frente a sua dificuldade de financiamento público. Nessa abordagem, e no contexto da realidade brasileira, coube refletir neste artigo sobre os discursos referentes aos gastos públicos da saúde, principalmente sobre a relação destes dispêndios com os cuidados da saúde de forma a assegurar o cumprimento dos princípios basilares do SUS mediante a garantia do financiamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.