Hora da Notícia: linguagem e resistência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25653Palavras-chave:
Hora da Notícia, Vladimir Herzog, TV Educativa, telejornalismo, linguagem cinematográficaResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão a respeito da linguagem do telejornal Hora da Notícia, dirigido por Vladimir Herzog e veiculado pela TV Cultura de São Paulo, nos anos 70. Pretende-se, a partir de pesquisa bibliográfica, em materiais de arquivo e entrevistas, evidenciar o modo como a linguagem do telejornal dialoga com a linguagem cinematográfica neste programa. Intenta-se, desse modo, pensar as possibilidades de linguagem realizadas num telejornal de uma TV Pública.
Referências
ANDRADE, João Batista de. O povo fala: um cineasta na área de jornalismo da TV brasileira. São Paulo: SENAC, 2002.
CARVALHO, Elizabeth. Telejornalismo, a década da tranquilidade. In: KEHL, Maria Rita; RIBEIRO, Santuza Naves, CARVALHO, Elizabeth. Anos 70: Televisão. Rio de Janeiro: Europa, 1979.
FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA. Estatuto. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www2.tvcultura.com.br/fpa/institucional/estatuto-fpa.pdf>. Acesso em: 02 set. 2016.
HERZOG, Vladimir. Considerações sobre a TV Cultura. In: MARKUN, Paulo. Meu querido Vlado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
INSTITUTO VLADIMIR HERZOG. Biografia de um jornalista. Disponível em: <http://vladimirherzog.org/biografia>. Acesso em: 28 mar. 2014.
LEAL FILHO, Laurindo. Atrás das câmeras: uma relação entre cultura, Estado e televisão. São Paulo: Summus Editorial, 1988.
LEANDRO, Paulo Roberto; MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente (o jornalismo interpretativo). São Paulo: Media, 1973.
MARKUN, Paulo. Meu querido Vlado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
MORIN, Edgar. Pour un nouveau cinéma verité. France--Observateur, junho, 1960.
Referências audiovisuais
ANDRADE, João Batista de; PORTO, Ariane. Vlado – 30 anos depois. Direção de João Batista de Andrade, produção de Ariane Porto. Brasil, 2005. 85 min.
HERZOG, Vladimir. Marimbás. [Filme-vídeo]. Direção de Vladimir Herzog. Brasil, 1963. 11 min.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.