TV Comunitária no sistema a cabo: a TV Santa Maria e a reconfiguração do espaço público local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25612

Palavras-chave:

TV comunitária, espaço público, TV Santa Maria

Resumo

A comunicação comunitária volta-se a buscar a democratização da comunicação, não mais apenas como espaço de fala, mas no papel de colocar os cidadãos como produtores e gestores dos veículos comunitários. Esse é o propósito da TV Comunitária – TV Santa Maria. Coordenada pela Associação TV Santa Maria, é gerida pela SM Produtora, numa especificidade que define um trabalho em prol da sustentabilidade financeira, diversidade e qualidade de programação. No ar 24h por dia, apresenta uma grade de programação variada, com as mais diferentes temáticas, construída a partir de parcerias. Oportuniza espaço para artistas locais, esporte amador, notícias das comunidades, reconfigurando o espaço público midiático local.

Biografia do Autor

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no PPGCOM/UFSM (2014). Mestre no Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática pela UFSM (2013),na linha de Mídia e Estratégias Comunicacionais. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional - Linha Mídias e Estratégias Comunicacionais, registrado no CNPq. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2008). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Possui licenciatura através do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG/UFSM (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas - eventos, planejamento, projetos culturais, oratória. Professora do Curso de Jornalismo no Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisa na temática de comunicação pública e educação a distância. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD - na linha Cultura Digital e da linha Processos formativos discentes, docentes e tutores em EAD, registrado no CNPq.

Maria Ivete Trevisan Fossá, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Estágio pós-doutoral pela Universidade Nacional de Quilmes/Argentina. Atualmente é professor associado, nível II da Universidade Federal de Santa Maria. É tutora do Grupo PET Ciências Sociais Aplicadas desde dezembro de 2010. Orienta teses e dissertações nos programas de Pós-Graduação em Comunicação e também em Administração da UFSM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relações públicas, cultura organizacional, comunicação estrátégica e responsabilidade social.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Dossiê TV Pública