TV Comunitária no sistema a cabo: a TV Santa Maria e a reconfiguração do espaço público local
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25612Palavras-chave:
TV comunitária, espaço público, TV Santa MariaResumo
A comunicação comunitária volta-se a buscar a democratização da comunicação, não mais apenas como espaço de fala, mas no papel de colocar os cidadãos como produtores e gestores dos veículos comunitários. Esse é o propósito da TV Comunitária – TV Santa Maria. Coordenada pela Associação TV Santa Maria, é gerida pela SM Produtora, numa especificidade que define um trabalho em prol da sustentabilidade financeira, diversidade e qualidade de programação. No ar 24h por dia, apresenta uma grade de programação variada, com as mais diferentes temáticas, construída a partir de parcerias. Oportuniza espaço para artistas locais, esporte amador, notícias das comunidades, reconfigurando o espaço público midiático local.
Referências
ARENDT, Hanna. A condição humana. 11ª e. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BENEVENUTO JR., A. F. M. Canais comunitários se espalham e criam entidade nacional. Revista Conexão – Comunicação e Cultura. Caxias do Sul: UCS, V. 4, n. 7, p. 121-134, jan./jul. 2005.
BERGER, Christa. A pesquisa em comunicação popular e alternativa. In: PERUZZO, Cecília M. K. (org.) Comunicação e culturas populares. São Paulo: INTERCOM, 1995, p. 15-25.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esferapública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
PERUZZO, Cicilia M. K. Mídia comunitária. Revista Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo: UMESP, n. 30, p. 142-156, 1998.
PERUZZO, Cicilia M. K. Comunicação popular em seus aspectos teóricos. In: PERUZZO, Cicilia (Org). Comunicação e culturas populares. Coleção GT’S INTERCOM, n. 5, São Paulo: INTERCOM/CNPQ/FINEP, 1995.
PERUZZO, Cicilia M. K. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. São Paulo: ALAIC, ano II, n. 3, p. 18-41, jul./dez. 2005.
PERUZZO, Cicilia M. K. Revisitando os conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. INTERCOM: UnB, set. 2006. pp. 1-17.
PERUZZO, Cicilia M. K. Televisão comunitária: dimensão pública e participação cidadã na mídia local. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
PERUZZO, Cicilia M. K. Televisão comunitária: mobilização social para democratizar a comunicação no Brasil. Em Questão. Porto Alegre, v.14, n. 2, p. 177-189, jul./dez. 2008.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.