A cidade como acontecimento ou a propósito de Acidente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.24904Palavras-chave:
dispositivo, acontecimento, Acidente (filme).Resumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca da forma em que os conceitos de dispositivo e acontecimento se relacionam na escritura cinematográfica à luz de Acidente (Cao Guimarães, Pablo Lobato, 2006). Partimos da hipótese que o dispositivo que dá forma ao filme revela uma dimensão política de sua tessitura, ao propiciar ao espectador novas experiências com o sensível, capazes de promover o aprimoramento do olhar. Por meio de uma análise fílmica centrada no caráter de dispositivo do filme, discutimos seus desdobramentos estéticos, tais como a dilatação da temporalidade, a preferência pelo silêncio, a mescla de suportes etc. Por fim, sugerimos a impossibilidade de dissociar a imagem do acontecimento que a gerou e propomos que as cidades filmadas de Acidente devem ser percebidas como imagens-acontecimento, capazes de revelar a potência do ordinário e do insignificante.
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