Televisão e imaginário: entre os limites da ficção e da realidade
Palavras-chave:
televisão, imaginário, ficção seriadaResumo
Este artigo trata das coincidências entre a ficção e a realidade histórica a partir do exemplo da série de televisão 24 Horas. O impacto das imagens televisivas na formação do imaginário social passa pela relação cada vez mais entrelaçada entre a mídia e vida cotidiana. Na medida em que o veículo se firma como onipresente na contemporaneidade, é preciso pensar sobre o seu poder em instituir um espaço social e, portanto, difundir discursos e estéticas. Ainda que a produção simbólica de uma série televisiva encontre a barreira entre “ficção” e “realidade”, cabe pensar na televisão enquanto um meio capaz de dissolver e instaurar mundos a despeito da relação entre “verdade” e “verossímil”. Assim, direcionar a atenção para séries de cunho político ou social permite detectar tendências na criação de imagens, estereótipos e discursos que podem reger a sociedade no futuro.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.