“Uma Festa Baphônica no Twitter”: Narrativa de si e apropriação de linguagem nas construções identitárias da personagem Katylene e seu criador a partir do caso da hashtag #KatyBDay
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.17970Palabras clave:
Twitter, Identidade, Apropriação de linguagem nas redes sociaisResumen
O presente trabalho discute a temática das construções de narrativas identitárias a partir da análise do caso da personagem Katylene Beezmarcky e de seu criador, Daniel Carvalho, no Twitter. Para isso, busca-se construir um embasamento teórico em três vias que tentam dar conta sobre as construções de identidades nas redes, a potencial instauração de “celebridades da web” e a apropriação social de uma cultura e linguagem característica veiculada pela personagem no espaço digital. A análise focou-se em tweets publicados entre 28 de abril e 4 de maio de 2012 e, a partir da categorização dos mesmos, reflete sobre a relação estabelecida entre Katylene e Daniel e entre Katylene e seus seguidores.
Citas
AMARAL, A. Redes sociais, linguagem e disputas simbólicas. ComCiência, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: <http://comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=70&id=878&print=true>. Acesso em: 26 dez. 2011.
ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BAYM, N. Personal Connections in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2010.
DONATH, J. S. Identity and deception in the virtual community. In: KOLLOCK, P.; SMITH, M. (org.). Communities in cyberspace. Londres: Routledge, 1999.
DÖRING, N. Personal home pages on the web: a review of research. In: Journal of Computer-Mediated Comunicaction, n. 7, v. 3, 2002. Disponível em: <http://migre.me/9gVHd>. Acesso em: 12 abr. 2012.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. RJ: Jorge Zahar, 2002.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
KENWAY, J. Educando cybercidadãos que sejam “ligados” e críticos. In: SILVA, L. H. (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 99-120.
LANA, L. A mulher bem-sucedida e a participação da internet na construção de celebridades femininas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013. Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM), 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1664-1.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013.
LIESENBERG, S. O processo de celebrificação na internet: o caso de Stefhany do CrossFox. 2012. 279 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, 2012
MARSHALL, P. D. Celebrity and power. Minneapolis: University of Minneapolis Press, 1997.
MOORE, H. Fantasias de poder e fantasias de identidade: gênero, raça e violência. Cadernos Pagu, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, v. 14, 2000, p. 13-44.
MORIN, E. As estrelas. Mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
PIMENTEL, M. C. A construção da celebridade midiática. Contemporânea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, 2005, p. 193-203.
PRIMO, Alex. Existem celebridades da e na blogosfera: reputação e renome em blogs. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007. Santos. Anais eletrônicos... Santos: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM), 2007. Disponível em: <http://migre.me/9gVIf>. Acesso em: 21 jun. 2011.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SÁ, S.; POLIVANOV, B. B. Materialidades da comunicação e presentificação do sujeito em sites de redes sociais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21., 2012. Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Juiz de Fora: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), 2012. Disponível em: <http://www.compos.org.br/pagina.php?menu=8&mmenu=0&fcodigo=1795> Acesso em: 21 jul. 2012.
SCHAU, H.; GILLY, M. We Are What We Post? Self-Presentation in Personal Web Space. Journal of Consumer Research, Inc., vol. 30, 2003.
SENFT, T. M. Camgirls: celebrity & community in the age of social networks. New York: Peter Lang, 2008.
SHIRKY, C. Here comes everybody: how digital networks transform our ability to gather and cooperate. New York: Penguin Press, 2008.
SIBILIA, P. O show do eu. A intimidade como espetáculo. RJ: Nova Fronteira, 2008.
TURKLE, S. A vida no ecrã: a identidade na era da internet. Lisboa: Relógio D’água, 1997.
TWENGE, J. M.; CAMPBELL, W. K. The narcissism epidemic: living in the age of entitlement. New York: Free Press, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Imaginario implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Imaginario como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Imaginario el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Imaginario usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.