O imaginário da canção midiática como vetor de identificação cultural

Autores/as

  • Sílvio Antonio Luiz Anaz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Imaginário, canção midiática, identidade cultural, tribos urbanas

Resumen

Este artigo desenvolve a tese do imaginário como elemento central nos processos de identificação cultural que ocorrem em torno dos gêneros da canção midiática. Ele fundamenta-se na noção de imaginário, elaborada por Gilbert Durand, na ideia de neotribalização, desenvolvida por Michel Maffesoli, e nas reflexões sobre a identidade cultural de Stuart Hall. As conclusões apontam para o papel do imaginário nos processos de compartilhamento de elementos simbólicos e de identificação cultural entre os integrantes das tribos urbanas que se formam em torno de determinados gêneros da canção midiática, ao redor do mundo, tanto na etapa de fruição como na de criação das canções.

Biografía del autor/a

Sílvio Antonio Luiz Anaz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universiddae Católica de São Paulo

Publicado

2014-04-09

Número

Sección

Artículos