Uma discussão sobre a arte contemporânea na sociedade do espetáculo

Authors

  • Micaela Lüdke Rossetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.20098

Keywords:

Sociedade do espetáculo, Guy Debord, arte contemporânea.

Abstract

A sociedade do espetáculo, que se configura após a Segunda Guerra Mundial, insere os indivíduos em um sistema capitalista em que a relação com a mercadoria, mediada por imagens produzidas pelo mercado, tem como base o fetiche e a promessa de satisfação por meio do acúmulo de objetos. Denominada pelo escritor, crítico cultural e cineasta Guy Debord em 1967, ela influencia diretamente a relação do sujeito com a arte contemporânea já que, pelo excesso de imagens, afasta-o das obras de arte e, ainda, cria um abismo entre ele e a realidade exprimida pelos artistas. Este trabalho define a sociedade do espetáculo através da obra de Guy Debord e discute a arte contemporânea neste contexto, com vias a exprimir a sua necessidade para a formação da consciência crítica do homem contemporâneo.

Author Biography

Micaela Lüdke Rossetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Nascida em Caxias do Sul, RS, em 1º de fevereiro de 1989, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2012), com Láurea Acadêmica. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM PUCRS) sob a orientação do professor/doutor Juremir Machado da Silva. Participa do Grupo de Estudos do Imaginário, Sociedade e Cultura (GEISC), ligado ao PPGCOM PUCRS. Tem experiência em Assessoria de Imprensa, Jornalismo de Revista, Redação Publicitária, Produção Artística, Análise de Redes Sociais e Produção de Conteúdo para Mídias Digitais. Áreas de estudo: jornalismo, semiótica, cultura, hiperrealidades, sociedade da comunicação, arte.

References

ANDRADE, Antônio Luiz . A arte na sociedade do espetáculo. Arteref, 2013. Disponível em: http://arteref.com/gente-de-arte/a-arte-na-sociedade-do-espetaculo/. Acesso em 13 nov. 2014.

BUENO, Maria Lucia; CAMARGO, Luiz O.L.. (Org.) Cultura e consumo: estilos de vida e consumo na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

COLA DA WEB. Site. Disponível em: http://www.coladaweb.com/artes/arte-contemporanea-parte-1. Acesso em 13 nov. 2014.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. 4ª reimpressão. Rio de Janeiro: Contraponto, [1988] 1997.

GOLDBERGER, A. M.; NETTO, T.C. Arte Contemporânea: condições de ação social. 2ª ed. São Paulo: Edidora Documentos LTDA., 1969.

GUIMARÃES, Gleny Duro. (Org.) Aspectos da Teoria do Cotidiano: Agnes Heller em Perspectiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

GUIMARÃES, Gleny Duro. Cotidiano e cotidianidade: limite tênue entre os reflexos da teoria e senso comum. IN: GUIMARÃES, Gleny Duro. (Org.) Aspectos da Teoria do Cotidiano: Agnes Heller em Perspectiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

GUTFREIND, Cristiane F; SILVA, Juremir Machado. (Org.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

HEINICH, Nathalie. Para acabar com a discussão sobre a arte contemporânea. IN: BUENO, Maria Lucia; CAMARGO, Luiz O.L.. (Org.) Cultura e consumo: estilos de vida e consumo na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

FILHO, João Freire. Sociedade do espetáculo à sociedade da interatividade. IN: GUTFREIND, Cristiane F; SILVA, Juremir Machado. (Org.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Tradução de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

FREITAS, Verlaine. Adorno & a arte contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

JAPPE, Anselm. Guy Debord. Tradução de Iraci D. Poleti. Petrópolis: Vozes, 1999.

RÜDIGER, Francisco. Guy Debord e a teoria crítica: trajetória, atualidade... IN: GUTFREIND, Cristiane F; SILVA, Juremir Machado. (Org.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

SODRÉ, Muniz. Pensar com Debord. IN: GUTFREIND, Cristiane F; SILVA, Juremir Machado. (Org.) Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre:EDIPUCRS, 2007.

SILVA, Juremir Machado. Depois do espetáculo (reflexões sobre a tese 4 de Debord). IN: GUTFREIND, Cristiane F; SILVA, Juremir Machado. (Org.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

TIBURI, Márcia. Arte contemporânea: sobre a nossa dificuldade de pensar e fazer. Revista Cult, 2012. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2012/12/arte-contemporanea-sobre-nossa-dificuldade-de-pensar-e-fazer/. Acesso em 13 nov. 2014.

TONIN, Juliana. A imagem em Guy Debord. IN: GUTFREIND, Cristiane F; SILVA, Juremir Machado. (Org.) Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre:EDIPUCRS, 2007.

WIKIPÉDIA. Base de Dados. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_deriva. Acesso em 9 nov. 2014.

WIKIPÉDIA. Base de Dados. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maio_de_1968. Acesso em 6 nov. 2014.

Published

2015-11-10

Issue

Section

Articles