A guerra dos clones: transgressão e criatividade na aurora dos videogames no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29806Palavras-chave:
clonagem, pirataria, Atari, NES, MSXResumo
Este artigo analisa a importância das práticas de clonagem de consoles de videogames e microcomputadores nos anos 1980 no Brasil, além da pirataria de jogos/software, na erupção de um mercado incipiente de videogames no país, no início da década de 1980. A principal hipótese deste trabalho é que tais práticas de clonagem e pirataria, amplamente levadas a cabo por pequenas e grandes empresas brasileiras durante toda a década de 1980 e transgredindo e subvertendo todas as regras, leis e normas vigentes à época, acabaram por colocar o Brasil em quase pé de igualdade com países pioneiros no mercado de videogames, como Japão e Estados Unidos, no que tange ao consumo de tal mídia. Ademais, o trabalho busca demonstrar que sem estas práticas o país se atrasaria ao menos em uma década para adentrar no mercado mundial de videogames.Referências
CHIADO, M. 1983: o ano dos videogames no Brasil. São Paulo: Edição do autor, 2013.
CHIADO, M. Entrevista. 2016.
HUHTAMO, E; PARIKKA, J. Media Archeology. Oakland: Univ. of California Press, 2011.
IKEHARA, H. A reserva de mercado de informática no Brasil e seus resultados. In: Akropolis. Vol. 5, N ° 18, 1997.
MARQUES, I. Reserva de Mercado. In: Economia. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
MONTFORT, Nick; BOGOST, Ian. Racing the Beam: The Atari Video Computer System. Cambridge/MA: The MIT Press, 2009.
OLIVEIRA, S. A crise Financeira dos anos 80. (2005). Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/02/308819.shtml.
PASE, André Fagundes; TIETZMANN, Roberto. “Man’s Best Enemy: The Role of Advertising During Atari’s Launch in Brazil in 1983”. In: Kinephanos: revue d’études des médias et de culture populaire. Volume 7, nov. 2017. Disponível em: http://www.kinephanos.ca/Revue_files/2017_Pase_Tietzmann.pdf. Acesso em: 8/12/2017.
ZIELINSKI, S. Arqueologia da Mídia. São Paulo: Annablume, 2006.
Sites consultados:
All About NES 8-Bits. Disponível em: http://allaboutnes8-bits.blogspot.com/
Atari Mania. Disponível em: http://www.atarimania.com/
Brazilian NES Clones. Disponível em: http://braziliannesclones.blogspot.com/
The Famiclone Blog. Disponível em: https://famicloneblog.wordpress.com/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.