Narrativas do outro: imagens e mediações complexas em “Fuocoammare”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29215Palavras-chave:
Alteridade, representação, mediação, imagem complexa, documentárioResumo
Este trabalho busca lançar uma abordagem crítica sobre obras audiovisuais centradas na alteridade, tomando, como objeto de estudo, o documentário Fogo no Mar (Fuocoammare, Gianfranco Rosi, 2016), e sua representação das interações entre os moradores da ilha italiana de Lampedusa e os refugiados do Norte da África e do Oriente Médio. Para isso, autores dos estudos sobre imagem, cinema, mídia e cultura e das ciências da linguagem são usados para compreender a mediação do outro operada a partir do testemunho, da construção de polos opositivos e de um regime de imagens pautado pela sensorialidade e pelo realismoReferências
BARTHES, Roland. O efeito de realidade. In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BUONANNO, M. Além da proximidade cultural: não contra a identidade, mas a favor da alteridade. In: LOPES, Maria Immacolata. (org.). Telenovela, internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.
CATALÀ, Josep María. La imagen compleja. Bellaterra: UAB, 2005.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes, 1993.
FOSTER. Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GOMES, Mayra Rodrigues. Comunicação e identificação: ressonâncias no jornalismo. Cotia: Ateliê, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Guaracira, 2001.
______. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editoras Apicuri/PUC-Rio, 2016.
JOHNSON, Victoria. Heartland TV: prime-time television and the struggle for national identity. New York City: NYU Press, 2008.
KAMPER, Dietmar. Imagem. In: WULF, Chistoph; BORSARI, A. (Orgs.). Cosmo, corpo, cultura. Milano: Mondadori, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, F. (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2005
SERELLE, Marcio. A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone. Matrizes, v.10, nº 2. São Paulo, 2016.
SILVERSTONE, Roger. Complicity and collusion in the mediation of everyday life. New Literary History, v. 33, n. 4, p. 761-780, 2002.
SOARES, Rosana de Lima. Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos. Revista Doc On-line. 2015, nº 18.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VIEIRA JR., Erly. Sobre a dimensão transcultural do realismo sensório no cinema mundial contemporânea. In: BRANDÃO, A.; CORSEUIL, A.; LIRA, R. (orgs.). Cinema, globalização, transculturalidade. Palhoça: Unisul/Socine, 2013.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.