Do Conto ao Seriado: Duas Histórias
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.28145Palavras-chave:
Comunicação, Seriado, Conto, Literatura, TelevisãoResumo
Pretende-se, nessa pesquisa, analisar a estrutura narrativa dos seriados contemporâneos, com a estrutura narrativa do conto, para verificar se essas duas formas de expressão apresentam estruturas comuns, e se existe uma influência da estrutura narrativa do conto literário, nos seriados televisivos contemporâneos. Parte-se da hipótese de que o primeiro, influência o segundo. Para realizar essa comparação serão utilizadas, principalmente, as análises e conceitos das estruturas narrativas da TV e dos seriados de Arlindo Machado, e de Marshall Mcluhan, os estudos sobre o conto de Ricardo Píglia e Nádia Gotlieb, o conceito de intertextualidade de Roland Barthes, e Leda Tenório da Motta.Referências
ARISTÓTELES. 2001. Arte Poética. Disponível em: 03 de setembro de 2001. livros_gratis/arte_poetica. htm. Acessado em 16 de junho de 2017.
BARTHES, R. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BORGES, J. L. Ficções. São Paulo: Globo, 1999.
GOTLIB, N. B. Teoria do Conto. São Paulo: Brasiliense, 2006.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
LIMA, I. M. Pesquisa Revela que Jovens Solteiras são as Maiores Viciadas em Séries. http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/04/1436727-pesquisa-revela-que-jovens-solteiras-sao-as-maiores-viciadas-em-series.shtml. Disponível em 06/04/2014. Acessado em 02/12/2015.
LIMA, L. C. (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz & Terra, 2000.
MANOVITCH, L. El Lenguaje de los Nuevos Medios de Comunicación. Barcelona: Paidós, 2005.
MACHADO, A. A Televisão Levada à Sério. São Paulo: Senac, 2000.
MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1996.
MATTELART, A. e MATTELART, M. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
MOTTA, L. T. Roland Barthes: Uma Biografia Intelectual. São Paulo: Iluminuras/ Fapesp, 2011.
PÍGLIA, R. Formas Breves. São Paulo: Companhia da Letras, 2004.
SARDUY, S. Ensayos Generales Sobre el Barroco. Buenos Aires: FCE, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.