A Semana de Comunicação Pública de Pernambuco como estratégia de articulação e relacionamento das emissoras da UFPE
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25661Palavras-chave:
Comunicação pública, radiodifusão, democracia, mídiaResumo
O artigo apresenta um estudo sobre a Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, realizada anualmente desde 2013 pelo Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O texto traça um panorama do evento e mostra como a organização conseguiu estrategicamente expandir as atividades, em parceria com cursos de comunicação social de Recife, Olinda e Caruaru, para atingir um público expressivo de profissionais, professores e estudantes. A partir do recorte do conceito de comunicação pública como sistema de radiodifusão, associado à lei complementar 11.652/08, uma análise das três edições da Semana tenta entender como as decisões de divulgação e realização causaram impacto para o alcance do evento.
Referências
ANGEIRAS, Maria Clara de Azêvedo. Televisão e educação: história da criação da primeira TV Educativa do Brasil – TV Universitária, Canal 11. 2015. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-
Graduação em Educação, Departamento de Educação, UFPE, Recife, 2015.
BRASIL. Lei 11.652/08, de 7 de abril de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm>. Acesso em: 12 abr. 2016.
EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. Participação da Sociedade na EBC. Disponível em: <http://conteudo.ebc.com.br/portal/projetos/2015/participacao/index.
html>. Acesso em: 12 abr. 2016.
FERREIRA NETO, Haymone Leal. Jornal de quem? Um estudo de caso sobre o Nosso Jornal, da TV Universitária do Recife. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação Social, UFPE, Recife, 2012.
INTERVOZES. Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.
MENDEL, Toby; SOLOMON, Eve. Liberdade de expressão e regulação da radiodifusão. Brasília: Unesco, 2011.
NTVRU. Missão e visão do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da UFPE. Disponível em <http://ntvru.ufpe.br/index.php?option=com_
content&view=article&id=108&Itemid=71>. Acesso em: 11 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.