A estética do imaginário no cinema: entre o registro documental e o ficcional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.24295Palavras-chave:
cinema, imaginário, fantástico, estética, MélièsResumo
O presente artigo trata da relação existente entre o Cinema e o Imaginário numa abordagem transcende que vai desde o espaço físico, propriamente dito, até o ato de pensar e produzir filmes, ainda lista terminologias encontradas para o termo “imaginário” e suas derivações. Por fim, analisa a estética de obras cujo imaginário seja ferramenta narrativa.
Referências
AUGUSTÍN, Álvaro; CUÁRON, Alfonso; NAVARRO, Bertha; TORO, Guillermo del; TORRESBLANCO, Frida. O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno). [Filme-vídeo]. Produção de Álvaro Augustín, Alfonso Cuarón, Bertha Navarro, Guillermo del Toro, Frida Torresblanco, direção de Guillermo del Toro. Espanha, México, Estudios Picasso, 2006. 118 min. color. son.
BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BONAVENTURA, Lorenzo di; SOLOMON, Ed; KIRKPATRICK, Karey. Terra dos Sonhos (Imagine that). [Filme-vídeo]. Produção de Lorenzo di Bonaventura e Ed Solomon, direção de Karey Kirkpatrick. Estados Unidos, Paramount Pictures, 2009. 107 min. color. son.
CASETTI, Francesco. Teorias del Cine. Madrid: Catedra, 1994.
DURAND, Gilbert. O Imaginário – Ensaio acerca das ciências e da Filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
FANTIN, Mônica. Cinema e Imaginário: a mediação entre o visível e o invisível. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, p. 205-224, jun-set 2013. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2015.
GANZER, Adriana. et al. Infância e Imaginação na Terra do Nunca. Revista Vertentes, Rio de Janeiro, v. 33, 2009. Disponível em:
. Acesso em: 16 mar. 2016.
JEWISON, Norman; MILCHAN, Arnon; ROTHBERG, Jeff. Bogus – Meu Amigo Secreto (Bogus). [Filme-vídeo]. Produção de Norman Jewison, Arnon Milchan e Jeff Rothberg, direção de Norman Jewison. Estados Unidos. New Regency Pictures, 1996. 110 min. color. son.
LAPLATINE, François; TRINDADE, Liana. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2003.
LUMIÈRE, Auguste Marie; LUMIÈRE, Louis Nicholas. A chegada do trem na estação (L'arrivée d'un train à La Ciotat). [Filme]. Produção e direção de Auguste Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière. França, 1895. 55 seg. pb. não son.
MACHADO, Kátia; BERNSTEIN, Marcos. Meu Pé de Laranja Lima. [Filme-vídeo]. Produção de Kátia Machado, direção de Marcos Bernstein. Brasil, Pássaro Films, Globo Filmes, 2012. 99 min. color. son.
MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 15, 2001. Entrevista.
MÉLIÈS, George. Un homme de têtes. [Filme]. Produção e direção de Georges Méliès. França, Star Film, 1898. 54 seg. pb. não son.
MÉLIÈS, Georges. Viagem à Lua (Voyage dans La Lune). [Filme]. Produção e direção de Georges Méliès. França, Star Film, 1902. 11 min. pb. não son.
MERTEN, Luiz Carlos. Cinema entre a realidade e o artifício. 2ª. ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Tradução de Antonio-Pedro Vasconcelos. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
PATERSON, David L.; LEVINE, Lauren; LIEBERMAN, Hal; CSUPÓ, Gábor. Ponte para Terabítia (Bridge to Terabithia). [Filme-vídeo]. Produção de David L. Paterson, Lauren Levine e Hal Lieberman, direção de Gábor Csupó. Estados Unidos, Walden Media, 2007. 96 min. color. son.
RAPKE, Jack; ZEMECKIS, Robert; STARKEY, Steve; HANKS, Tom. O Náufrago (Cast Away). [Filme-vídeo]. Produção de Jack Rapke, Robert Zemeckis, Steve Starkey, Tom Hanks, direção de Robert Zemeckis. Estados Unidos, ImageMovers Digital Playtone, 2000. 143 min. color. son.
SADOUL, Georges. História do Cinema Mundial. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963.
SANT, Gus Van; HOWARD, Bryce Dallas; HOWARD, Ron; GRAZER, Brian. Inquietos (Restless). [Filme-vídeo]. Produção de Gus Van Sant, Bryce Dallas Howard, Ron Howard e Brian Grazer, direção de Gus Van Sant. Estados Unidos, Columbia Pictures, 2011. 91 min. color. son.
SELZNICK, Brian. A Invenção de Hugo Cabret. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Edições SM, 2007.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003. Metz, Christian (1974a) Language and cinema. Trad. Donna Jean, Haia: Mouton. [Trad. bras.: Linguagem e Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980. (Coleção Debates)]; Metz, Christian (1974b) Film language: A semiotics of the cinema. Trad. Michael Taylor. Nova York: Oxford Press.
TEIXEIRA, Ivan. Literatura como imaginário: introdução ao conceito de poética cultural. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, v. 10, pp. 43-67, out-dez 2003.
XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema; antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 2008. Mustenberg, Hugo – domínio público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.